Clássicos da Pinacoteca apresenta Duo Vórtice

Clássicos da Pinacoteca apresenta Duo Vórtice

terça
18:30
O evento acontecerá daqui 7 meses em uma terça. Ver minha agenda neste dia

Pinacoteca Rubem Berta

Av. Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico, 90010-280 Porto Alegre

Sobre o evento

O início da temporada 2020 do projeto “Clássicos na Pinacoteca” no casarão situado no Centro Histórico de Porto Alegre será marcado pela apresentação do Duo Vórtice.

O termo “vórtice” pode ser definido como um movimento giratório em espiral que resulta do encontro de diferentes fluxos que circundam um mesmo centro de rotação. Está presente em diversos fenômenos naturais, como correntes circulares de água oriundas de marés conflitantes, quando se mexe uma xícara de café, nos furacões e nos tornados ou até mesmo no comportamento dos astros no universo.

Não muito distante desta ideia, um recital ou concerto atua como uma espécie de vórtice social que convoca amantes das artes a se unirem em prol de um mesmo objetivo: contemplar e experimentar música. Ali estão juntos músicos e ouvintes para vivenciar um acontecimento único e efêmero, mas que proporciona uma experiência individual e duradoura a cada um.

Em Porto Alegre, cidade por vezes assolada por fortes ventos e não menos intensa vida cultural, dois jovens músicos com origens diversas resolveram reunir seus talentos em música e desta confluência de trajetórias surgiu o Duo Vórtice.

O brasileiro Tácio César Vieira (Florianópolis, 1990) e o chileno Ricardo Bahamondez (Coyhaique, 1988) apresentarão na Pinacoteca Ruben Berta obras de dois mestres russos, Shostakovich e Rachmaninoff, e um brasileiro, Villa-Lobos. Compositores que vivenciaram nas primeiras décadas do século XX dramáticas mudanças políticas, ondas de revolução global, uma grande crise econômica e duas guerras mundiais, de modo que será uma instigante experiência ouvir a execução destas peças por uma dupla de instrumentistas que traz no nome a própria ideia de movimento.

// Clássicos na Pinacoteca
// Terça, 17 de Março, 18:30
// Ingresso: Valor Livre destinado aos Artistas
// Rua Duque de Caxias, 973

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar