Cisne Negro - Cinepsiquiatria

Cisne Negro - Cinepsiquiatria

Nesta última sessão de 2019, o Cinepsiquiatria apresentará o filme Cisne Negro (2010), um thriller profundamente psicológico dirigido pelo diretor Darren Aronofsky. A história acompanha a jovem Nina, personagem de Natalie Portman em um momento decisivo em sua carreira. Ao receber o papel do Cisne Negro em uma adaptação sombria e visceral do clássico do ballet 'Lago dos Cisnes', Nina dá o melhor de si - e deixa claro que aspira à perfeição. Contudo, esse desafio também revela todas suas inseguranças e contradições mais internas, trazendo conflitos com as pessoas próximas a ela. Aronofsky dirige um filme repleto de duplicatas, reflexos e semelhanças, jogando o tempo todo com a realidade de Nina e seu papel de Cisne Negro. Na medida em que as pressões aumentam em torno da jovem bailarina, a realidade vai se confundindo com alucinações e delírios. Natalie Portman entrega uma atuação crua e verdadeira que lhe rendeu um Oscar, deixando transparecer perfeitamente os sentimentos de angústia e de dissociação de Nina.

A esquizofrenia é um transtorno heterogêneo, com subtipos relacionados com os predomínios de apresentação clínica. De forma geral, os sinais e sintomas se relacionam com alterações na percepção, na emoção, na cognição, no pensamento e no comportamento. É um transtorno grave, que acompanha o paciente por toda sua vida - com manifestações diversas ao longo do tempo e de acordo com particularidades do paciente. Sendo amplamente variado e sem bases inteiramente esclarecidas, o DSM-V (manual para diagnóstico de transtornos mentais) traz a nomenclatura Espectro da Esquizofrenia a fim de abranger todas suas variações.

Para discutir o tema Esquizofrenia e relacioná-lo com o filme Cisne Negro, temos o prazer de apresentar a psiquiatra dra. Juliana Fernandes Tramontina, doutora em Psiquiatria pela UFRGS, professora da disciplina de Psiquiatria da UFCSPA e pesquisadora do Laboratório de Psiquiatria Molecular do HCPA, além de coordenadora do próprio projeto de extensão Cinepsiquiatria.

Aguardamos vocês!

ATENÇÃO: As inscrições para este módulo funcionarão de maneira diferente em relação aos outros módulos. Aqueles que desejarem certificado após a conclusão das quatro sessões deverão se inscrever pelo sistema SiEx da UFCSPA, através do link abaixo. Será necessária a presença em pelo menos 3 sessões e as inscrições estarão abertas até o último dia de exibição. O cadastro no SiEx é simples e pode ser feito por meio de qualquer rede social. Ainda será possível participar das sessões mesmo caso você não consiga se inscrever - mediante disponibilidade de local na data. A entrada em todo caso é franca.

https://extensao.ufcspa.edu.br/siex/Evento/Inicio/1678

A sessão ocorrerá na quarta-feira (13/11), a partir das 18h, no Anfiteatro Heitor Masson Cirne Lima, no 2º andar do prédio 3 da UFCSPA. O evento é GRATUITO.
Pegue um convite