Cineclube do IA Cien Niños Esperando Un Tren Ignacio Agüero
Atualizado em: 08 de novembro de 2019, 23:06

Cineclube do IA Cien Niños Esperando Un Tren Ignacio Agüero

Cien Niños Esperando un Tren (56 min, 1988)

Nesta sexta, 08.11, o Cineclube do Instituto de Artes apresenta a obra "Cien Niños Esperando un Tren", documentário chileno realizado em 1988 e dirigido por Ignacio Agüero. A exibição ocorre a partir das 9h da manhã e se estende até o final da noite no saguão do Instituto de Artes da UFRGS. A proposta do documentário é podermos discutir a democratização do acesso ao cinema no Brasil, que foi tema da redação do último ENEM, e representa um importante debate sobre o acesso à cultura, à educação e à memória. Na sessão das 17h haverá debate após a exibição.

Sobre o Filme:

Em um bairro marginal de Santiago, a professora Alicia Vega realiza uma oficina de cinema para crianças. Vega, junto com essas crianças que nunca foram ao cinema e mal conhecem o centro da cidade, viverão uma experiência inesquecível.

Sobre o Diretor:

Ignacio Agüero (Santiago, 7 de março de 1952) é um diretor de cinema chileno, especializado em documentários, cujo trabalho mais conhecido é "El diario de Agustín", pelo qual obteve, em 2009, o Prêmio Pedro Sienna e o Prêmio Altazor de las Artes Nacionales. É sócio fundador da Asociación de Documentalistas de Chile, da qual foi seu primeiro presidente.

// A atividade é gratuita e aberta a todo público, necessário apenas documento de identificação com foto para acessar o espaço.

As sessões iniciam a cada 1h, a partir das 9h da manhã. Exceto a sessão das 17h, em que haverá debate após a exibição :)