Ciclo Na esquina de uma nova época | Novos tempos, novo homem

O ciclo Na esquina de uma nova época propõe a reflexão sobre a transição de um período. Do nosso período. A cada novo século, vimos a renovação do pensamento, da ciência, da cultura e da tecnologia estimularem significativas transformações sociais, criando um ambiente totalmente novo. Dividido em quatro temas centrais que tratam dos marcadores mais sensíveis nessa transição, os painéis reúnem um time de pensadores com diferentes pontos-de-vista, complementares e divergentes, para estimular o debate e a reflexão.

Participe dessa grande roda de conversa sobre as mudanças em curso na atualidade e as perspectivas que podemos alcançar sobre o futuro.

Painelistas:
José Cesar Martins ( Coordenação ) - Sociólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi presidente da agência de desenvolvimento Pólo RS entre 1997 e 1999, responsável por atrair investimentos para o Rio Grande do Sul, com destaque para a negociação que resultou na instalação da Dell. Em 2000, criou a GoDigital, focada em softwares inteligencia artificial e tecnologias para “data science”. Em dez anos, tornou a GoDigital uma das líderes no mercado e cobiçada internacionalmente. Em 2010, vendeu 70% da empresa para a Acxiom Corp., do Arkansas, Estados Unidos. Continuou na direção da empresa até o início de 2011, quando deixou a operação para fundar a Paradoxa, criando pontes entre o mundo da ciência e da inovação e dos negócios globais.

Paulo Knapp - Psiquiatra, com formação em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute (Filadelfia, EUA) e pesquisador na Universidade da Pensilvania, com Dr. Aaron Beck, um dos cinco psicoterapeutas mais influentes de todos os tempos. É membro fundador e primeiro presidente da Federação Brasileira de Terapia Cognitiva (FBTC) e membro fundador do Comitê de Credenciamento da Academy of Cognitive Therapy (ACT).

Christian Kieling - Professor de Psiquiatria da Infância e da Adolescência da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fundou e coordena o Programa de Depressão na Infância e na Adolescência (ProDIA) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). É co-investigador principal do consórcio IDEA (Identifying Depression Early in Adolescence), uma rede de pesquisadores Brasil - Estados Unidos - Nepal - Nigéria - Reino Unido. Também integra a Lancet - World Psychiatric Association Cinical Commission on Depression; exerce a função de International Editor-At-Large para o Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry (JAACAP); e faz parte do Programa de Jovens Lideranças Médicas da Academia Nacional de Medicina (ANM).

Guido Lenz - Possui Bacharelado em Química pela UFSC (1993), mestrado (1996) e doutorado (2000) em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela UFRGS (2000), com um período sanduíche na Universidade de Miami. Realizou pos-doc na Universidade de Harvard (2001-2004) em Biologia Molecular e Celular. Atualmente é professor titular do Departamento de Biofísica da UFRGS e Diretor do Centro de Biotecnologia da UFRGS.

Pedro Lima - Graduado em Medicina pela FFFCMPA - Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, nome atual UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Possui treinamento em Psiquiatria pela CMME - Clinique des Maladies Mentales et de l'Éncéphale, Centre Hospitalier Universitaire Sainte-Anne, Université Paris Descartes, Paris, França. Mestre em Farmacologia, possui Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É pesquisador do InsCer - Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Curadoria: G10

Eventos similares

24 abr · sexta 08:00 · Daqui 26 dias
22 mai · sexta 14:30 · Daqui 2 meses
quarta · 8 abr 19:30 · Daqui 10 dias
23 mai · sábado 23:00 · Daqui 2 meses
Pegue um convite