Ciclo Biografias Os loucos

Em vida, Vincent Van Gogh passou por instituições psiquiátricas e, muito provavelmente, morreu pensando ser um completo fracassado. Intenso, empolgado e julgado por muitos como um lunático, é hoje um dos pintores mais conhecidos e valorizados na História da Arte. Friederich Nietzsche viveu entre surtos, infinitas dores de cabeça e graves problemas de saúde. Tornou-se, no entanto, um dos maiores filósofos de todos os tempos, com uma obra vasta e polêmica. Na Antiguidade, o imperador Nero comandou Roma com punhos de ferro e uma mente um tanto quanto desequilibrada. A fama de violento e impulsivo lhe rendeu inclusive a acusação de atear fogo na capital do Império Romano que ele próprio governava. Esses três personagens viveram a vida como loucos, mas deixaram suas marcas na história. Em dois encontros, vamos conhecer detalhes de suas biografias e vasculhar as conexões entre a loucura e a genialidade presentes em cada um deles.

Sobre o Ciclo Biografias: grandes personagens históricos, reunidos a partir de um tema em comum entre eles. O que possuem em comum Sócrates, Gandhi e Jesus Cristo? Ou Bergman, Virginia Woolf e Kurt Cobain? Quais conclusões podemos extrair de suas vidas? Elas foram somente aquilo que as pessoas viram? O historiador e psicanalista Felipe Pimentel reúne suas duas áreas de atuação para conduzir esse ciclo sobre grandiosas biografias e os valores e questionamentos que elas nos deixaram. Cada edição parte de 3 biografias para estabelecer a discussão sobre o conceito que as une.

Sobre o professor: Felipe Pimentel é professor de História formado pela UFRGS e Psicólogo formado pela UNISINOS. Efetua sua formação em Psicanálise na APPOA desde 2006

Informações gerais:
Período: 31.10 e 07.11.2019
Dia da semana: quinta-feira
Duração total: 4h
Horário: das 19h30 às 21h30

*A confirmação dos cursos do Instituto Ling depende da obtenção do número mínimo de matrículas.

Eventos similares

Pegue um convite