Chapéu Acústico - Raquel Leão

Chapéu Acústico - Raquel Leão

terça
19:00
O evento acontecerá daqui 8 meses em uma terça. Ver minha agenda neste dia

Biblioteca Pública Do Estado Do Rio G...

Rua Riachuelo, 1190 Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 90010-273 Porto Alegre

Sobre o evento

Raquel Leão abre Chapéu Acústico do mês das mulheres "Afro-afetividades"
O Chapéu Acústico faz uma homenagem às mulheres em março. Como já virou tradição no projeto, todas as atrações serão femininas durante o mês. Quem abre as homenagens é Raquel Leão, com o show "Afro-afetividades". A apresentação acontece no dia 3 de março, a partir das 19h, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (BPE). A entrada é mediante contribuição espontânea no chapéu.
A apresentação traz composições próprias, composições de músicos e amigos de Porto Alegre, do Pará e sons do lado B da MPB. O show é rítmico, dissonante, tem a ancestralidade negra e a atualidade dos sons dos tempos e momentos que vivemos hoje. Raquel vem acompanhada do grande mestre violonista e compositor Ricardo Cordeiro, que compartilhará, com ela e com o público, grandes prazeres musicais e afetividades.

Raquel Leão é cantora e compositora paraense radicada em Porto alegre desde 2010. Gravou um EP intitulado "Nega", resultado também de seu processo de enegrecimento. Suas influencias musicais vão desde o Carimbó, Lundum a Cumbia, ritmos de sua terra, até os cantos de terreiro, os batuques de preto, os tambores do Norte e do Sul também. Por essa vinda para Porto Alegre e com o contato com os músicos daqui, sua música se mistura e vem se transformando ao longo dos anos. Os sotaques se entrelaçam tecendo uma música afro-amazônica com bons tons dos sons dos Sul. Mas de Norte a Sul, de uma ponta a outra, o som de Raquel Leão faz o caminho das sonoridades brasileiras, influenciada por tantos sotaques sonoros, sua música é uma música afro-afetiva, por que para ela, música é afeto, passa por quem compõe e canta e chega em quem escuta pelo coração.

Ricardo Cordeiro é compositor, violonista, cantor, arranjador, produtor, professor de música. Natural de Rio Grande/RS, mas radicado em Porto Alegre. A sonoridade do mar e a relação que Ricardo tem com o litoral do Rio Grande, com o sal, os ventos e as ondas fazem suas composições. Não por acaso lançou um CD intitulado “Mares do Sul”. Um cd que também mescla jazz, samba e flamenco, com letras que enaltecem as belezas naturais das lagoas e rios da Costa Doce, que deságuam em Rio Grande, sua terra natal.

Foto: Camila da Cunha

SERVIÇO:
Chapéu Acústico - Show "Afro-afetividades" - de Raquel Leão
Quando: 3 de março | terça-feira
Horário: 19h
Onde: Salão Mourisco | 2º andar da Biblioteca Pública do Estado | Rua Riachuelo, 1190 - Centro Histórico – Porto Alegre
Ingressos: contribuição espontânea no chapéu

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar