Capelas Ermidas - Arquitetura no espaço vestígios no tempo

Abertura da Exposição fotográfica
Capelas ; Ermidas, arquitetura no espaço, vestígios no tempo.
de André Antunes e Zé Marcos Guimarães

O projeto "CAPELAS ; ERMIDAS - Arquitetura no espaço, vestígios no tempo" idealizado pelo fotógrafo André Antunes e pelo artista gráfico Zé Marcos Guimarães, pretende revelar as capelas e ermidas construídas pela colonização italiana, parte importante da identidade do Rio Grande do Sul. O registro nas fotografias contribui com a arte e a memória regional brasileira.
Projeto motivado pela ideia de publicar um livro com 145 das 350 capelas já fotografadas, e que reunira textos e poemas ilustrados por fotografias, onde finalmente poderemos ver reunidas as capelas, joias da arquitetura e do patrimônio histórico, muitas escondidas e que ainda não foram mapeadas. No ano de 2020 se completa 145 anos da colonização italiana no Rio Grande do Sul, por isso a ideia das 145 capelas no livro.
Resgatar a história de um povo e mantê-la presente para as próximas gerações é uma fundamental tarefa antropológica para a sociedade, e tem, na fotografia, uma ajuda bastante eficaz. O projeto pretende oferecer um novo olhar interpretativo sobre a cultura italiana da serra gaúcha, almejando contribuir com um passo a mais na trajetória dos artistas envolvidos no projeto.

Eventos similares

Pegue um convite