Este evento já ocorreu quinta, 31 de outubro de 2019, 19:00.
O evento ocorreu quinta, 31 de outubro de 2019, 19:00

Capelas Ermidas Arquitetura No Espaço Vestígios No Tempo

Salvar
Capelas  Ermidas - Arquitetura no espaço vestígios no tempo

Iab Rs

·
Seguir
Rua General Canabarro, 363 - Centro Histórico, 90010-160 Porto Alegre

Sobre o evento

Abertura da Exposição fotográfica
Capelas ; Ermidas, arquitetura no espaço, vestígios no tempo.
de André Antunes e Zé Marcos Guimarães

O projeto "CAPELAS ; ERMIDAS - Arquitetura no espaço, vestígios no tempo" idealizado pelo fotógrafo André Antunes e pelo artista gráfico Zé Marcos Guimarães, pretende revelar as capelas e ermidas construídas pela colonização italiana, parte importante da identidade do Rio Grande do Sul. O registro nas fotografias contribui com a arte e a memória regional brasileira.
Projeto motivado pela ideia de publicar um livro com 145 das 350 capelas já fotografadas, e que reunira textos e poemas ilustrados por fotografias, onde finalmente poderemos ver reunidas as capelas, joias da arquitetura e do patrimônio histórico, muitas escondidas e que ainda não foram mapeadas. No ano de 2020 se completa 145 anos da colonização italiana no Rio Grande do Sul, por isso a ideia das 145 capelas no livro.
Resgatar a história de um povo e mantê-la presente para as próximas gerações é uma fundamental tarefa antropológica para a sociedade, e tem, na fotografia, uma ajuda bastante eficaz. O projeto pretende oferecer um novo olhar interpretativo sobre a cultura italiana da serra gaúcha, almejando contribuir com um passo a mais na trajetória dos artistas envolvidos no projeto.

Similares

Sem eventos similares

Curso de tema acadêmico

Ver todos os eventos da categoria curso de tema acadêmico em Porto Alegre
Site oficial
Compartilhar