Canções Urgentes

CANTA-VENTOS RETORNA COM “CANÇÕES URGENTES”

---- Com direção artística e musical de Simone Rasslan, grupo vocal se apresenta dia 11 de dezembro, no Teatro do SESC, em Porto Alegre

O Grupo Vocal Canta-Ventos está de volta à cena musical gaúcha, com novo espetáculo. Depois do sucesso das apresentações de “Pensando bem... Foi muito bom!”, o grupo agora apresenta o show "Canções urgentes" no dia 11 de dezembro, às 20h, no Teatro do SESC Porto Alegre (Av Alberto Bins, 665, Centro Histórico). A direção artística e musical, como sempre, é de Simone Rasslan, com apoio de Álvaro Rosa-Costa e Carlota Albuquerque na direção cênica. “Este é um espetáculo que diz algumas verdades em desequilíbrio. Ditos que se chocam na dialética entre resistência e poder e que estão na Canção Popular Brasileira. É por dentro dela que encontramos nossa superfície de fala. Essas canções nos servem como documentos em um tempo em que nem tudo pode ser dito e no qual a pós verdade impera”, explica Simone Rasslan.

“De onde vem a canção” (Lenine), “Alô Liberdade” (Chico Buarque), “Aroeira” (Geraldo Vandré), “Tempos Modernos” (Lulu Santos), “Vilarejo” (Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes, Marisa Monte) e “Tempos Bicudos” (Carlos Pereira, integrante do grupo) são algumas das canções do setlist do novo espetáculo.

O show conta com participações de outros grupos vocais, como As Marés, CrêTinas e Siricutico, além dos músicos Kiti Santos, Leo Ferlauto e Yago Lima.

Formado por cerca de 40 integrantes (30 mulheres e 10 homens), o Grupo Vocal Canta-Ventos nasceu em 1996, dentro do Colégio Santa Rosa de Lima, hoje extinto. As apresentações privilegiam a descontração, marca da rotina semanal de ensaios do grupo, cujos 40 integrantes são amadores e têm em comum o prazer de aprender música buscando formas alternativas de usar a voz. “É um trabalho de educação musical com espaço para a criação coletiva”, explica Simone Rasslan, que faz a direção do grupo desde sua fundação.

HiSTÓRICO -- O Canta-Ventos realizou os shows “Flores Astrais” (2005), “Pelos Cantos do Brasil” (2007) e, entre 2014 e 2016, várias apresentações do espetáculo “Pensando bem... Foi muito bom", sempre com casa cheia. Em maio de 2009, o grupo fez uma participação especial no show “Xaxados e Perdidos” e no CD de mesmo nome, lançado em agosto de 2012 no Theatro São Pedro, e posteriormente reconhecido com o Prêmio Açorianos de Música.

SERVIÇO
“Canções Urgentes”, com o Grupo Vocal Canta-Ventos
Direção musical de Simone Rasslan
Direção cênica: Álvaro Rosa-Costa e Carlota Albuquerque
Dia 11 de dezembro, às 20h, no Teatro do SESC - Av. Alberto Bins, 665, em Porto Alegre/RS
Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) + taxa de conveniência no Sympla (www.sympla.com.br), a partir de 21/11.
Apoio Cultural: Fecomércio RS / SESC
Apoio operacional: Fundação Ecarta e CMET Paulo Freire

Assessoria de Imprensa: Ricardo Bueno / Alma da Palavra – fone 51.99844-0652
*** Colegas da imprensa que desejarem assistir ao espetáculo: favor enviar nome para inclusão na lista de convites/cortesia

Eventos similares

Pegue um convite