Cancelado - Exibição do documentário "Quadro Negro"

EVENTO CANCELADO, SEGUINDO ORIENTAÇÕES DA UNIVERSIDADE

Sábado, dia 21/03, o Museu da UFRGS exibirá o documentário "Quadro Negro", seguido de roda de conversa sobre a inclusão de jovens negros na universidade e no mercado de trabalho. Contará com a presença de lideranças comunitárias, alunos e pesquisadores da UFRGS, e ocorre entre as 9h e às 13h.
Esta é uma das ações que rementem ao Dia Internacional pela Eliminação da Descriminação Racial, celebrado neste mesmo dia. O objetivo é promover o debate sobre a inclusão na universidade e empregabilidade de jovens negros e negras.

A ação é desenvolvida a partir de uma parceria entre Museu da UFRGS/PROREXT, Departamento de Educação e Desenvolvimento Social, Campus Litoral Norte, Coletivo Negro e Indígena do Campus Litoral (CONIL), Observatório de Discriminação Racial no Futebol, Comitê contra a Intolerância e a Discriminação da UFRGS, Departamento Interdisciplinar do Campus Litoral Norte da UFRGS e Ministério Público do Trabalho, através da Coordenadoria Nacional de Promoção à Igualdade e Combate à Discriminação no Trabalho.

O documentário "Quadro Negro", desenvolve-se através de uma conversa entre personagens reais sobre as ações afirmativas, que possibilitou o acesso desses jovens nas universidades e mostra o quão distante as classes populares estavam das instituições de ensino antes do surgimento das cotas raciais. O documentário é o primeiro sobre o assunto, produzido pela FLUP - Festa Literária das Periferias. No dia 25/03, às 13h30, a ação acontece também no Campus Litoral Norte da Universidade. Além da UFRGS, a exibição do documentário e debates acontecerão entre os dias 23 e 27/03/2020 em outras universidades do Brasil.
Pegue um convite