Bio Talks - Mulheres que empreendem e fazem Ciência
Atualizado em: 06 de novembro de 2019, 05:02

Bio Talks - Mulheres que empreendem e fazem Ciência

Quantas cientistas você conhece? Já ouviu falar de Marie Curie (1867-1934), a primeira mulher a receber um Nobel e a única pessoa a receber dois prêmios Nobel em áreas diferentes (química e física)?

Historicamente, a ciência sempre foi vista como uma atividade realizada por homens e foi somente após a segunda metade no século XX que ocorreram mudanças nesse quadro.
__________

No Brasil, quase 51% da população é feminina. Exceto por casos em que fatores extremos de ordem cultural, legal ou social geram desvios, é seguro dizer que o número de mulheres e homens no mundo é praticamente igual.
Podemos também afirmar que a capacidade cognitiva e intelectual da espécie humana é a mesma para os dois gêneros. Apesar desses fatores, a imensa maioria dos cargos de liderança e posições de destaque científico é ocupada por homens.
__________

Recentemente, a cientista brasileira Celina Turchi ficou conhecida por descobrir e desenvolver pesquisas sobre a relação entre o vírus Zika e a microcefalia.
Por esse trabalho, Celina entrou para a lista de “100 personalidades mais importantes da ciência”, da revista Nature, em 2016. Segundo o Censo da Educação Superior (2016) apenas 0,04% dos docentes de pós-graduação no país são mulheres negras. Somando o número de mulheres pretas e pardas que possuem doutorado, o total não alcança os 3%.

__________

É notável o destaque e a relevância da sensibilidade feminina nas mais diferentes áreas da ciência e tecnologia. Juntamente com a força das mulheres empreendedoras, uma dessas áreas, que é a biotecnologia, desempenhará um papel crucial neste século 21.

Este bate-papo aberto e totalmente interativo, contará com cientistas e empreendedoras contando um pouco sobre suas trajetórias, trocando experiências e apontando caminhos para o futuro da biotecnologia no Brasil.
__________

CONVIDADOS
- Marcia Pinheiro Margis (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
- Anna Carolina Alves Yendo (Arborea Biotech)
- Bibiana Franzen Matte (NUCLEO VITRO)

MEDIAÇÃO

- Miriã Antunes - Coletivo Minas de Propósito

__________

INSCRIÇÕES GRATUITAS: http://bit.ly/bioTalks
__________
REALIZAÇÃO

Fábrica do Futuro