Ato do abraço pelo prédio anexo para o MARGS

Ato do abraço pelo prédio anexo para o MARGS

quinta
17:00
O evento acontecerá daqui 12 meses em uma quinta. Ver minha agenda neste dia

Aamargs Associação Dos Amigos Do Mu...

R: Sete de Setembro 1010, 90010-191 Porto Alegre

Sobre o evento

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) é o principal museu de arte do Estado e um dos mais importantes do país. Seu acervo reúne mais de 5.000 obras de arte, composto por arte brasileira, com ênfase na produção de artistas gaúchos, e também por obras de artistas estrangeiros, da qual conta com nomes significativos da arte mundial.

Mas a maior parte desse precioso acervo não encontra condições de estar sendo exibido ao público, pela necessidade do museu de ter maiores instalações e mais espaços expositivos.

O prédio da antiga Receita Alfandegária, vizinho à sede do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), vem sendo pleiteado há mais de duas décadas por sucessivos governos e gestões para ser anexado ao museu.

Trata-se do único prédio nas imediações que garantiria a expansão das instalações do MARGS, que se faz necessária e urgente para que o museu consiga ampliar os seus espaços de reservas técnicas, salas expositivas para o acervo e atividades educativas.
Portanto, a anexação do prédio é fundamental para a qualificação de sua capacidade de operação museológica e do que oferece à comunidade enquanto instituição pública. E, assim, para a construção do futuro a ser deixado para as novas gerações.

O Estado do RS estava em negociações com o Governo Federal para a cedência do referido prédio como anexo do MARGS. Mas inesperadamente o edifício foi repassado para o Ministério da Saúde em Porto Alegre, mesmo o governo do Estado tendo oferecido outro prédio no centro da cidade, mais amplo em instalações físicas e melhor localizado para as suas funções e atendimento público.

Diante disso, estamos tentando sensibilizar o governo federal para a importância cultural do prédio. Por ser um edifício de valor histórico e patrimonial, compondo o conjunto arquitetônico do entorno, entendemos que sua destinação deve ser cultural.

É por isso tudo que é vocacionado para se tornar o tão importante, necessário e almejado prédio anexo do MARGS.

Portanto, o momento é daqueles que nos faz tomar parte no processo democrático, bem como no futuro das instituições culturais e da história da arte do Rio Grande do Sul.

Por isso, estamos convidando a todos e todas para realizar um abraço simbólico no prédio na próxima quinta-feira, dia 24/10, às 17h.

Contamos com a adesão da nossa comunidade, especialmente das áreas cultural, artística e educacional.
Tome parte, participe, divulgue e compartilhe.
A causa é nossa e coletiva.
Portanto, de tod@s.

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar