Aproveite a cidade de Porto Alegre

As Virgens Suicidas - Cinepsiquiatria

As virgens suicidas (1999) acompanha cinco jovens irmãs superprotegidas por sua família, os suburbanos Lisbon. Elas despertam uma curiosidade que beira a obsessão de quatro jovens, um dos quais narra este filme, reformulando a partir de memórias os eventos ocorridos. A vida cheia de contradições das cinco irmãs é revisitada em tom de mistério. Baseado em um livro homônimo escrito por Jeffrey Eugenides, o filme é o longa de estreia de Sofia Coppola, que o dirige de forma magnífica. Contando a história com elementos de fantasia, mas trazendo um olhar artístico e original Coppola modifica o modo tradicional e pouco sério de se fazer filmes sobre adolescentes.

A depressão, mais especificamente o Transtorno Depressivo Maior, é uma doença incapacitante e frequente, atingindo mais de 300 milhões de pessoas no mundo inteiro. Os critérios diagnósticos são bem estabelecidos, e o DSM-V (manual diagnóstico para transtornos mentais) traz uma variada gama de sintomas que pessoas com depressão podem apresentar, ressaltando humor deprimido e perda de interesse ou de prazer. Já o suicídio está amplamente relacionado ao humor deprimido, sendo cogitado por cerca de dois terços dos pacientes com depressão. O suicídio é causador de grande sofrimento, tanto para quem tem pensamentos suicidas quanto para os familiares e pessoas próximas daqueles que o cometem ou que atentam contra a própria vida. É um assunto sério e que precisa ser esclarecido a fim de que seja prevenido.

Para discutir os temas Depressão e Suicídio e relacioná-los com o filme As Virgens Suicidas, o Cinepsiquiatria traz a psiquiatria Berenice Rheinheimer, especialista em psiquiatria da infância e da adolescência pela UFRGS.

Aguardamos vocês!

ATENÇÃO: As inscrições para este módulo funcionarão de maneira diferente em relação aos outros módulos. Aqueles que desejarem certificado após a conclusão das quatro sessões deverão se inscrever pelo sistema SiEx da UFCSPA, através do link abaixo. Será necessária a presença em pelo menos 3 sessões e as inscrições estarão abertas até o último dia de exibição. O cadastro no SiEx é simples e pode ser feito por meio de qualquer rede social. Ainda será possível participar das sessões mesmo caso você não consiga se inscrever - mediante disponibilidade de local na data. A entrada em todo caso é franca.

https://extensao.ufcspa.edu.br/siex/Evento/Inicio/1678

A sessão ocorrerá na quarta-feira (11/09), a partir das 18h, no Anfiteatro Heitor Masson Cirne Lima, no 2º andar do prédio 3 da UFCSPA.

Eventos similares

Pegue um convite