As Vantagens de Ser Invisível - Cinepsiquiatria
Atualizado em: 30 de outubro de 2019, 14:58

As Vantagens de Ser Invisível - Cinepsiquiatria

As Vantagens de Ser Invisível (2012), adaptação do livro homônimo de Stephen Chbosky, conta a história de Charlie, um menino no final de seus anos de ensino médio. Sem muitos amigos e bastante introvertido, acaba sendo incluído em um novo grupo de pessoas, com quem acaba se abrindo. Tudo transcorre tranquilamente até que seus novos amigos se afastam e a sua saúde mental é afetada, levando-o a recordar situações do passado que o afligem, afetando profundamente sua maneira de ser e de se relacionar.

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é uma condição prevalente em que um evento estressor leva a uma resposta repetida e recorrente, trazendo grande sofrimento psicológico ao paciente. O evento estressor por si só não é o suficiente para causar TEPT, e a resposta a um mesmo acontecimento pode variar entre diferentes pessoas expostas - dependendo de suas experiências prévias e fatores psicobiológicos individuais. Muitas vezes, o TEPT pode ser decorrente de um evento em que o paciente não está diretamente envolvido, mas com o qual tem grande conexão emocional - como estressores ocorridos com familiares e amigos ou histórias presenciadas em ambientes de trabalho. Os sintomas clínicos presentes nos portadores de TEPT se classificam em intrusão pós-trauma (tais como flashbacks do ocorrido), evitação de estímulos associados ao trauma (incluindo perda de memórias relacionadas ao evento) e aumento de respostas autonômicas (desde insônia até sobressalto exagerado associado a hipervigilância).

Para discutir o tema Transtorno de Estresse Pós-Traumático, esclarecendo a condição e relacionando-a com os elementos do filme As Vantagens de Ser Invisível, o Cinepsiquiatria traz a psiquiatria Carolina Blaya, doutora em Psiquiatria pela UFRGS.

Aguardamos vocês!

ATENÇÃO: As inscrições para este módulo funcionarão de maneira diferente em relação aos outros módulos. Aqueles que desejarem certificado após a conclusão das quatro sessões deverão se inscrever pelo sistema SiEx da UFCSPA, através do link abaixo. Será necessária a presença em pelo menos 3 sessões e as inscrições estarão abertas até o último dia de exibição. O cadastro no SiEx é simples e pode ser feito por meio de qualquer rede social. Ainda será possível participar das sessões mesmo caso você não consiga se inscrever - mediante disponibilidade de local na data. A entrada em todo caso é franca.

https://extensao.ufcspa.edu.br/siex/Evento/Inicio/1678

A sessão ocorrerá na quarta-feira (09/10), a partir das 18h, no Anfiteatro Heitor Masson Cirne Lima, no 2º andar do prédio 3 da UFCSPA.