As armas secretas de Julio Cortázar: leituras e bate-papo

As armas secretas de Julio Cortázar: leituras e bate-papo

quinta
19:00
O evento acontecerá daqui 11 meses em uma quinta. Ver minha agenda neste dia

Livraria Taverna

Rua Fernando Machado, 370 - Centro Histórico, 90010-320 Porto Alegre

Sobre o evento

AS ARMAS SECRETAS DE JULIO CORTÁZAR: 60 anos da publicação dos 5 contos magistrais do escritor argentino.

Para ler e comentar os contos do autor, convidamos os escritores Amilcar Bettega e Julia Dantas e o tradutor e pesquisador Sérgio Karam. Vamos celebrar as 6 décadas de publicação desse clássico da literatura hispano-americana do século XX. A atividade será dia 21 de novembro, quinta-feira, às 19h, na Livraria Taverna. A entrada é franca!

Na análise de Davi Arrigucci Jr, "duas obras-primas, 'As babas do diabo' e 'O perseguidor', reúnem as características fundamentais da poética cortazariana, sua visão da arte como busca e rebelião; seu reconhecimento do limite em que vive o poeta em sua radicalidade, quando faz jus ao nome e encarna a sede unitiva de um perseguidor do impossível, desgarrado no espaço degradado e fragmentário do mundo moderno".

SOBRE OS CONVIDADOS

Amilcar Bettega nasceu em São Gabriel (RS), em 1964. É autor de O voo da trapezista (Prêmio Açorianos 1995), Deixe o quarto como está (Prêmio Açorianos e Menção especial do Prémio Casa de las Américas 2003), Os lados do círculo (Prêmio Portugal Telecom 2005), Barreira (finalista do Prêmio São Paulo 2014) e Prosa pequena (2019). Foi escritor residente do International Writing Program da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, em 2010. Seu trabalho está publicado em países como Portugal, Espanha, Itália, França, EUA, Luxemburgo, Suécia e Bulgária. Também atua como tradutor e professor de Escrita Criativa.

Julia Dantas nasceu em Porto Alegre, em 1985. Formou-se em jornalismo, estudou crítica de arte em Buenos Aires, atuou como tradutora e hoje se dedica à edição de livros. Faz mestrado em escrita criativa na PUCRS, tem contos publicados em antologias e foi finalista do Prêmio Açorianos de Criação Literária com este Ruína y leveza.

Sérgio Karam é tradutor, músico e doutorando em Letras na UFRGS. Publicou o Guia do Jazz (L;PM, 1993) e fez a seleção e apresentação dos contos de Julio Cortázar para o volume A autoestrada do sul ; outras histórias (L;PM Pocket, 2013).

Arte do evento: Fabiano Rocha

SERVIÇO
As armas secretas de Cortázar: bate-papo com Amilcar Bettega, Julia Dantas e Sérgio Karam.
Onde: Livraria Taverna (Fernando Machado, 370)
Quando: 21 de novembro, às 19h
Entrada franca!

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar