Artes visuais | Visita Guiada Experiencial com Cinema

Encontro guiado pelo acervo de arte contemporânea brasileira do Instituto Ling, aliado a uma imersão cinematográfica.

Sobre este evento

A equipe do Educativo do Instituto Ling realizará visitas guiadas ao acervo de arte contemporânea da instituição, que reúne obras assinadas pelos artistas visuais Nelson Felix, Siron Franco, Vik Muniz, Shirley Paes Leme, Dudi Maia Rosa, Elida Tessler, Frida Baranek, Leopoldo Plentz, Ivan Serpa, Karin Lambrecht, Karen Axelrud, Cristina Canale, Hugo França e Walmor Correa. O circuito incluirá ainda a exposição temporária que estiver sendo exibida na galeria do centro cultural, além dos demais espaços do prédio, detalhando aspectos do projeto arquitetônico de Isay Weinfeld, um dos expoentes da arquitetura contemporânea brasileira, e do paisagismo criado pela artista plástica Sandra Ling. Além da visita, também serão oferecidas experiências sensoriais que aproximem o público das artes visuais de forma mais lúdica, conectando com outros segmentos da cultura como o cinema, literatura, música, artes cênicas e gastronomia.
No primeiro encontro, o participante viverá uma experiência de imersão cinematográfica, através da apresentação de curtas metragens em diferentes espaços expositivos ao longo do percurso da visita guiada. Com a participação de Manuela Fetter (curadora da Lora) e Guilherme Soster (diretor do curta-metragem Ruby).

Serão oferecidas bolsas para estudantes da rede pública. A inscrição demanda uma carta de intenção, que será utilizada como critério para a seleção dos bolsistas. Para concorrer a uma vaga, envie seu dados (nome completo, idade e telefone) e a carta de intenção para educativo@institutoling.org.br, até 08 de março. Entraremos em contato com os selecionados até o dia 10 de março.

Filmes:

Ruby (2014) de Luciano Scherer, Guilherme Soster e Jorge Loureiro
Brasil | 17 min |Documentário Biográfico
Sinopse: Ruby é um pintor forasteiro que vive sozinho em uma casa próxima à praia. Trabalha com temáticas da natureza, como botânica, animais e retratos, em um estilo de arte naïf. O filme apresenta um universo sensível-subjetivo do artista, com suas inspirações e fragilidades.

Kimchi (2018) de Jackson Segars
EUA e Coréia do Sul |14 min | Drama
Sinopse: Enquanto sua família discute a respeito dos seus cuidados no final da vida, um idoso reflete sobre sua vida compartilhando seus pensamentos com um desconhecido.

AMA (2018) de Julie Gautier
França | 7 min | Experimental Dança
Sinopse: AMA é um curta-metragem realizado e dirigido pela cineasta subaquática Julie Gautier. O trabalho segue Gautier através de vários minutos ininterruptos de coreografia subaquática, graciosamente executada na piscina mais profunda do mundo, perto de Veneza, Itália.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas

Eventos similares

Pegue um convite