Este evento já ocorreu terça, 26 de novembro de 2019, 17:00.
Arredores da imagem imagempensamento  memóriautopia
O evento ocorreu terça, 26 de novembro de 2019, 17:00

Arredores da imagem imagempensamento memóriautopia

Margs Museu De Arte Do Rio Grande D...

Praça da Alfândega, s/n° - Centro, 90010-150 Porto Alegre

Sobre o evento

Parceria entre o MARGS e a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o ciclo de palestras Arredores da imagem configura-se como um espaço de circulação e compartilhamento de investigações transdisciplinares em torno da noção de imagem e de suas multiplicidades teóricas e existenciais.

No dia 26 de novembro, receberemos Anelise Angeli de Carli (PPGCOM/UFRGS) e Edson Luiz André de Sousa (PPGPSI-PPGPSICANÁLISE/UFRGS).

Todos os encontros do Arredores da imagem são gratuitos e abertos à comunidade.

Informações: autonomaz@ufrgs.br

***
Anelise de Carli é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS), com bolsa CAPES e estágio de pesquisa (CAPES/PDSE) no Institut de Recherches Philosophiques (IRPhiL) da Université Jean Moulin Lyon 3. Mestre em Comunicação e Informação e Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Imaginalis - Grupo de Estudos sobre Comunicação e Imaginário (CNPq/UFRGS) desde 2014, filiado ao Centre des Recherches Internationales sur l'Imaginaire (CRI2i). Estuda a cultura visual através das teorias da imagem e do imaginário. Interessa-se pela discussão epistemológica, pela proposta decolonial, pela visão ecológico-complexa e pela desconstrução da branquitude. É associada e co-fundadora da instituição de ensino sem fins lucrativos Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades (APPH), com sede em Porto Alegre. Atua paralelamente como artista visual, principalmente com fotografia autoral e publicações independentes.

Edson de Sousa possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), especialização em filosofia pelo PPG Filosofia - UFRGS, mestrado em Psicanálise e Psicopatologia - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1989) e doutorado em Psicanálise e Psicopatologia - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1993). Atualmente é professor titular do departamento de psicanálise e psicopatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Graduação em Psicanalise - Clinica e Cultura (UFRGS), Professor do Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Coordena junto com Maria Cristina Poli o LAPPAP - Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Politica/UFRGS Tem desenvolvido trabalhos em torno da articulação psicanálise e arte e também pesquisado o tema das utopias. Membro do GT Psicanalise: Politica e Cultura, Membro do LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (PUC-RJ), Membro do Grupo de Pesquisa Sujeito, Sociedade e Política (USP), Membro da Rede de Pesquisa Escritas da Experiência (UERJ), Pesquisador do grupo Outrarte - estudos entre arte e psicanálise - Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP, Membro do GT Literatura e Utopia - UFAL, ,Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória do Instituto de Estudos Avançados (IEA- USP), Membro da Utopian Studies Society (Europe), Membro correspondente do grupo de pesquisa Pândora - Psychanalyse et Art - Université de Paris VII (França), Membro do Nucleo de Pesquisa em Psicanálise e Cinema-UFRGS, Professor visitante em 2006 da Deakin University - Melbourne . Professor visitante em 2007 do 17, Instituto de Estudos Criticos - Cidade do Mexico. Pesquisador visitante na DePaul University - Chicago em abril de 2012, Pós-doutorado em Paris 2009-2010 na Université de Paris VII (Université Denis Diderot) e na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS).

Organizadores

Arredores da imagem

Similares

Sem eventos similares

Talk

Ver todos os eventos da categoria talk em Porto Alegre
Abrir no facebook
Compartilhar
Instalar aplicativo