Arquitetas Negras: Uma experiência de representatividade
Atualizado em: 28 de novembro de 2019, 21:12

Arquitetas Negras: Uma experiência de representatividade

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), o BR Cidades e o Cidade em Projeto - Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão (CP Lab) trazem à Porto Alegre Gabriela de Matos para falar da experiência de representatividade do Projeto Arquitetas Negras e vários outros assuntos que envolvem essa busca por uma identidade africana e latino-americana da arquitetura. A palestra 'Projeto Arquitetas Negras: Uma experiência de representatividade na arquitetura e no urbanismo' acontecerá na próxima quinta-feira (28/11), às 19h, no Auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (rua Sarmento Leite, 320 - Centro). A entrada é franca.

Para gerar visibilidade à produção de arquitetas negras brasileiras, a mineira Gabriela de Matos e a recifense Bárbara Oliveira idealizaram, em 2018, o projeto “Arquiteta Negras”. O objetivo dessa iniciativa é mapear a produção dessas arquitetas e criar uma plataforma tanto para pesquisa quanto para contratação, para diminuir a desigualdade racial e de gênero na Arquitetura.


Saiba mais sobre a palestrante:

Gabriela de Matos
É arquiteta e urbanista. Graduou-se pela FAU da PUC-MG (2010) e especializou-se em Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído, pela UFMG (2016). Atualmente vive em São Paulo onde atua em escritório próprio. Desenvolve trabalhos ligados à curadoria como na 12 Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e no Premio de Design do Instituto Tomie Ohtake. É fundadora do projeto Arquitetas Negras e atualmente mapeia a produção de arquitetas negras brasileiras. Pesquisa arquitetura contemporânea produzida em África e sua diáspora. Entre outros, propõe ações que promovem o debate de gênero e raça na Arquitetura como forma de dar visibilidade à questão. Assina o editorial do livro Arquitetas Negras vol.1, a primeira publicação feita por arquitetas negras no Brasil.



COLOQUE NA AGENDA
O QUE: 'Projeto Arquitetas Negras: Uma experiência de representatividade na arquitetura e no urbanismo' com Gabriela de Matos
QUANDO: Quinta-feira, dia 28 de novembro, às 19h00
ONDE: Auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS (rua Sarmento Leite, 320 - Centro)
QUANTO: Entrada Franca