Adiado! - 6º Oficina de Jornalismo Cultural - 2º Turma

Adiado! - 6º Oficina de Jornalismo Cultural - 2º Turma

quarta
19:00
O evento acontecerá daqui 7 meses em uma quarta. Ver minha agenda neste dia

Fora Da Asa Experiências Plurais

Rua José do Patrocínio, 642 b, Porto Alegre

Sobre o evento

AVISO: Estou pensando em fazer um curso à distância para a segunda edição

O curso tem por objetivo trazer para a discussão do jornalismo cultural assuntos como a questão da representatividade, a esquecida arte da apuração, a importância do debate de ideias e também as mudanças que a internet e os fãs causam na cobertura cultural. Já aconteceram cinco edições em espaços culturais de Porto Alegre como o Santander Cultural e a Fundação Ecarta.
As aulas serão expositivas, propondo sempre a discussão dos temas abordados. Muitos exemplos e leituras serão feitas e comentadas em aula. A prática também faz parte do programa, então, com abordagens realizadas diretamente na aula, tendo uma parte teórica e uma parte prática.

Como trabalho final, faremos a gravação de um podcast, que será construído ao longo do curso, pois ele vai refletir a própria estrutura de planejamento desta edição.

Serviço

Oficina de Jornalismo Cultural - Sexta Edição - 2ª turma
Quando? Começa dia de abril e vai até dia 29 de abril, todas as quartas-feiras das 19h às 21h30.
Onde? Fora da Asa, na Cidade Baixa.
Quantas inscrições? São apenas 5 vagas.
Valor e forma de pagamento? São apenas R$130 pelos quatro encontros. Pagamentos podem ser realizados pelo sistema (lá pode ser parcelado ou gerando o boleto):

Programação

1 - Discutindo Cultura e Jornalismo Cultural - Explorando a diversidade do conceito e a intersecção com a política - 08.04 - manhã

Parte teórica e discussão: Reflexão sobre a diversidade da ideia de Cultura e sua intersecção com o campo jornalístico. Problematização do entretenimento e da questão de gosto pessoal. A importância do espaço destinado à cultura pelo jornalismo e a possibilidade de averiguar todos os espaços de ocupação referente ao conceito

Parte prática: Análises de diferentes matérias do jornalismo cultural seguida de discussão. Crítica da Mídia.

2 - Resenha x Crítica - histórico e mudanças com a internet - 15.04 - noite

Parte teórica e discussão: Exemplos de resenhas e críticas em diversas áreas, como música, cinema, literatura, jogos digitais, seriados, etc. Diferenças e paralelos entre os discursos. Pequeno histórico e importância da crítica para o jornalismo cultural. Não seja pedante na linguagem e também não tire o mérito do seu leitor.

Parte prática: Assistiremos a um curta em aula e discutiremos. Análises e comentários serão feitos para o podcast, que será gravado na última aula.

3 - Reportagem: a esquecida arte da apuração e a utilização de dados e fontes - 22.04 - noite

Parte teórica e discussão: Sobre a escolha da pauta e sobre aprofundar-se não apenas na questão do produto cultural, mas no contexto em que está inserido. O problema a ser explorado deve ter relevância para a sociedade. Breve explicação sobre onde localizar informações sobre direitos humanos e políticas públicas na área cultural.

Parte prática: O professor levará um fato que deverá ser apurado e consultado em aula, em um exercício de mini apuração em conjunto.

4 - Gravação do podcast. - 29.04 - noite

Estrutura
(Cada bloco deve ter em torno de dez minutos)

Primeiro bloco

Apresentação rápida dos integrantes

Discussão sobre o jornalismo cultural realizado atualmente, análise de matéria que saiu na época da gravação.

Segundo bloco

Discussão sobre o curta escolhido e visto no segundo encontro.

Terceiro bloco

Discutiremos sobre a pequena apuração realizada em aula e os desdobramentos possíveis que poderiam ser realizados sobre.


Sobre o professor

Jornalista formado na Ufrgs, especialista em Jornalismo Digital pela Pucrs e Mestre em Comunicação pela Ufrgs, onde realizou uma História Cultural do veículo alternativo Coojornal. Tem experiência em jornalismo impresso e digital, colaborando com periódicos como Correio do Povo, Jornal do Comércio e Jornal Metro. Também tem vasta experiência na cobertura cultural, sendo editor-fundador do site Nonada - Jornalismo Travessia e do Zine Travessias, publicação destinada a traçar perfis jornalísticos. Apresentou programas de rádio na Ipanema, Rádio Estação Web e na Minima.fm. Também foi o responsável pelas reportagens e textos da publicação RUA SETE, do Santander Cultural, assim como um dos idealizadores do projeto editorial. Já cobriu eventos como a Feira do Livro de Porto Alegre, CineEsquema Novo e Vestibular da Ufrgs. Tem interesse na cultura, no jornalismo cultural, escrita criativa, direitos humanos na Comunicação e História do Jornalismo. Tem experiência com escrita criativa, em Oficina do escritor Charles Kiefer, da Pucrs e do Espaço Metamorfose. Também ministra oficinas e cursos na área do jornalismo cultural, do jornalismo alternativo e da escrita criativa. Foi prêmio Agente Jovem do Ministério da Cultura, em 2012. O Nonada - Jornalismo Travessia foi tema de artigo de pesquisa do Itaú Cultural em 2010 e entrou para o mapa de jornalismo independente da Agência Pública em 2016. Foi menção Honrosa no Prêmio Ari 2016 na categoria Reportagem Cultural. Em 2017, foi finalista do Prêmio Parceiros da Escrita, da AGES, com o projeto Nonada.

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar