Abertura “Túlio Pinto — Momentum”

Abertura “Túlio Pinto — Momentum”

sábado
15:00
O evento acontecerá daqui 12 meses em uma sábado. Ver minha agenda neste dia

Margs Museu De Arte Do Rio Grande D...

Praça da Alfândega, s/n° - Centro, 90010-150 Porto Alegre

Sobre o evento

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) apresenta a exposição “Túlio Pinto — Momentum”, que tem inauguração no sábado 14.12.2019, às 16h, nas Pinacotecas, juntamente a outra individual, “Bruno Borne — Ponto vernal” (Salas Negras), e a nova fase da coletiva “Acervo em movimento — Um experimento de curadoria compartilhada entre as equipes do MARGS” (Sala Aldo Locatelli).

Às 15h, antecedendo a inauguração da mostra, haverá uma conversa com Túlio Pinto no auditório do museu, com a presença da curadora e crítica de arte Angélica de Moraes, integrando o programa público da exposição (as atividades da programação serão divulgadas durante o período expositivo).

Já durante a abertura, das 16h às 19h, o artista Diego Passos estará realizando uma performance ao vivo diante do público, colaborando com um trabalho concebido por Túlio Pinto a partir dos materiais e da linguagem de suas próprias esculturas e objetos.

___________________

SOBRE A EXPOSIÇÃO

“Túlio Pinto — Momentum” traz a público um conjunto de esculturas, objetos e instalações realizadas nesta década, incluindo alguns trabalhos inéditos. A curadoria é do diretor-curador do MARGS, Francisco Dalcol, que desenvolveu com o artista uma exposição concebida para proporcionar ao público uma profunda e intensa experiência a partir de uma ampla exposição de caráter escultórico e instalativo, destacando um conjunto de obras de grande porte e dimensões.

Tendo nos últimos anos cruzado continentes, circulando por diversos países com exposições em instituições, museus, galerias, feiras, eventos e programas de residência — em 2019, o ponto alto foi uma mostra sua em Veneza durante a Bienal —, Túlio Pinto não apresentava uma individual em Porto Alegre desde 2013.

Nesse sentido, a mostra "Momentum" chega justamente para pontuar e celebrar o momento de adensamento da produção e de maturidade da trajetória do artista, sobretudo pelo alcance de sua atuação nos últimos anos, ao mesmo tempo marcando sua primeira exposição individual no MARGS.

___________________

SOBRE O ARTISTA

Túlio Pinto (Brasília, 1974) é formado em Artes Visuais (2009, ênfase em escultura) pelo Instituto de Artes (IA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Foi um dos criadores e integrantes do Atelier Subterrânea (ativo entre 2006 e 2015).
Em suas esculturas, objetos e instalações, explora os equilíbrios, os pesos e as tensões dos materiais, das formas e dos sistemas que os configuram.
Iniciou sua produção e trajetória em pintura, a partir de 2004, no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, tendo estudado a seguir no Parque Lage do Rio de Janeiro.
Recebeu diversos prêmios no Brasil e no Exterior e, nos últimos anos, realizou residências artísticas em países como Ucrânia, Canadá, Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, Uruguai , Holanda e Espanha.
Tem apresentado exposições individuais e participado de coletivas no Brasil e no exterior. Um dos destaques mais recentes é a individual “Land Line”, em Veneza, na Itália, apresentada pela Galeria PieroAtchugarry durante a 58a Exposição Internacional de Arte - LaBiennaledi Venezia.
Em Porto Alegre, sua última mostra individual havia sido “De territórios, abismos e intenções”, em 2013, no Santander Cultural, pelo Projeto RS Contemporâneo.

___________________

SERVIÇO

"Túlio Pinto - Momentum"
Artista: Túlio Pinto
Curadoria: Francisco Dalcol
Data: De 14.12.2019 a 22.03.2020
Local: Pinacotecas do MARGS
Entrada gratuita

> Conversa com o artista Túlio Pinto
Com presença da crítica e curadora Angélica de Moraes
Data: 14.12.2019
Horário: 15h
Local: Auditório do MARGS
Entrada Gratuita (capacidade de 60 lugares)

O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar