Abertura n.1: As coisas que são ditas antes
Atualizado em: 04 de outubro de 2019, 04:28

Abertura n.1: As coisas que são ditas antes

DATAS:

Abertura n.1:
04 de outubro, sexta-feira, das 19h às 22h

Abertura n.2:
18 de outubro, sexta-feira, das 19h às 22h

Abertura n.3:
8 de novembro, sexta-feira, das 19h às 22h

Abertura n. 4:
22 novembro, sexta-feira, das 19h às 22h

Abertura n.5:
6 de dezembro, sexta-feira, das 19h às 22h



"As coisas que são ditas antes" é um dos projetos contemplados pelo primeiro edital de curadoria da Casa Baka. Buscando pontos de partida, se apresenta em constante mudança. Fundamenta-se no desejo pelo encontro e pela experimentação e se propõe como uma promessa de convívio, motivada por um profundo desejo por novas memórias e por aquilo que não veio, ainda, a ser dito.

No dia 4 de outubro, a Casa Baka inaugura a mostra coletiva que reúne artistas visuais, sonoros e performáticos. Contando com a presença da DJ Nara Vaez, essa abertura será a primeira de cinco: durante as nove semanas de ocupação do espaço, serão desenvolvidos laboratórios de criação, oficinas, visitas mediadas para grupos e escolas, além de quatro novas aberturas com a presença de produtores musicais da cena eletrônica local, encerrando com uma cerimônia de premiação como fomento à arte contemporânea local.


SOBRE A EXPOSIÇÃO

As coisas que são ditas antes fala sobre memória, processos e pré-conceitos: sobre tudo aquilo que se sabe antes de se conhecer. Enquanto habitantes de uma casa que não nos pertence, é feito o convite para pensarmos o nosso presente e para exercitarmos os "gestos inacabados" que perpassam o trabalho colaborativo.

Buscando narrar o presente e ao mesmo tempo desobedecê-lo, esta exposição se propõe como uma denúncia para o tempo de agora. De bandeiras nacionais recriadas a órgãos públicos cercados como cena de um crime, e fotografias do centro de Porto Alegre que constroem uma identidade anônima permeada por palavras e gritos que evocam as instabilidades e as angústia de estar aqui e agora.

Que coisas foram ditas antes que hoje não temos como ouvir?


ARTISTAS:

Serão apresentadas obras feitas especialmente para este espaço por artistas convidados para a primeira abertura, são eles: Ana Bertoldi, Brenda Quevedo, Eva Carpa, Gabi Faryas, Jordi Tasso, Ktrina Days, Maria Ana, Pedro Rocha, Phill Coutinho. Para as demais aberturas, a lista poderá sofrer alterações.


EQUIPE:

Este projeto é pensado colaborativamente por Marina Feldens, Daniele Alana, Lucas Schultz, Kevin Nicolai, Clara Marques, Ana Bertoldi e Jordi Tasso.


DJ DA ABERTURA:

Nara Vaez é artista visual e sonora, produtora de música eletrônica experimental high bpm com referências que vão do footwork, ao pop e ao trap 808, fugindo de uma linearidade lógica e pragmática. Produzindo rasgos e desvios, primoriza a pesquisa da produção sonora feminina underground e a prática artística da produção musical.



SERVIÇO:

"As coisas que são ditas antes"
4 de outubro a 6 de dezembro de 2019
Visitação: sextas - 16h a 20h (sem agendamento) | quartas manhãs e tardes sob agendamento no email comunicacao.ditasantes@gmail.com ou @antesditas
Local: Casa Baka - Rua da República, 139. Cidade Baixa, Porto Alegre/RS, Brasil

ENTRADA FRANCA


A Casa Baka é um espaço gestionado de forma autônoma pelo curador Diego Groisman com a colaboração de Charlene Cabral. Nos revezamos em tarefas de planejamento, curadoria, produção e execução e escalamos colaboradores para uma maior pluralidade do projeto, mirando a uma conexão viva com nossa cidade, suas demandas e ofertas artístico-culturais.