Abertura "Mariza Carpes - Digo de onde venho"

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) recebe a exposição “Mariza Carpes — Digo de onde venho”, que traz a público a obra da artista visual gaúcha, concentrando-se na sua produção mais recente — desenhos, assemblages e vídeos produzidos entre 2015 e 2019 —, além de contemplar objetos e alguns trabalhos anteriores. Ocupando a galeria João Fahrion, e as salas Angelo Guido e Pedro Weingärtner, com a reunião de cerca de 60 obras, a mostra individual tem curadoria da historiadora e crítica de arte Paula Ramos. A abertura será na terça-feira, 17.12.2019, às 18h.

___________________

SOBRE A EXPOSIÇÃO

Digo de onde venho: o pessoal, o particular já na primeira palavra; o “eu” no início e no fim da sentença: digo / venho. Afirmação e movimento, com a segurança conquistada ao longo de décadas de continuada e sólida trajetória. O título da exposição assevera, portanto, a consciência e a maturidade da artista e aponta um eixo fundamental de sua pesquisa plástica: o mergulho em sua própria história, nas lembranças e nos materiais que constituem seus afetos, recolhidos e decantados ao longo de anos, alguns ao longo de décadas. Ao mesmo tempo, o feminino, representado pela figura da mãe, da neta e dela mesma.

Memória. Assim como seu mestre e grande amigo Iberê Camargo tantas vezes sublinhou, em seus escritos, “a memória é a gaveta dos guardados”. É a partir dela que Mariza alinhava os fragmentos, os objetos, as texturas e as formas, construindo figuras, paisagens, narrativas visuais, metáforas, pontes para compartilhar suas vivências que também nos tocam, que também nos falam.

As cerca de 60 obras a serem apresentadas são provenientes, majoritariamente, da coleção da própria artista, além de acervos públicos, a exemplo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, do Museu de Arte Contemporânea do Estado, do Museu de Arte de Santa Maria, da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo da UFRGS e da Pinacoteca Aldo Locatelli da Prefeitura de Porto Alegre.

___________________

SOBRE A ARTISTA

Nascida em Santa Maria, em 1948, Mariza Carpes fez sua formação na UFSM, Universidade Federal de Santa Maria, diplomando-se em 1973, em Desenho e Plástica. Na mesma instituição foi, durante anos (1975–1987), professora das disciplinas de “Interiores e Paisagismo”. Dedicando-se ao Desenho, conquistou diversos prêmios regionais, nacionais e internacionais, em salões organizados ao longo dos anos 1970 e 1980. No final dos anos 1980, transferindo-se para Porto Alegre, passou a trabalhar no Instituto de Artes da UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987–1997), dedicando-se integralmente ao Desenho e ajudando a formar, pelo menos, uma geração de artistas; também dirigiu, na instituição, a Galeria da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo. Em 1995, concluiu o Mestrado em Artes pela Ball State University, em Muncie, Indiana, Estados Unidos.
A memória, os afetos e a própria história da artista são terreno constante de sua obra, assinalada pelo investimento no desenho, em trânsito com a pintura, assim como pela apropriação de objetos e fragmentos investidos de histórias.

A obra de Mariza Carpes está representada em várias instituições e coleções públicas, com destaque para: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC RS) (Porto Alegre, RS), Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) (Porto Alegre, RS), Museu de Arte do Paraná (Curitiba, PR), Pinacoteca Aldo Locatelli da Prefeitura Municipal (Porto Alegre, RS), Pinacoteca Barão de Santo Angelo do Instituto de Artes da UFRGS (Porto Alegre, RS), Sala Claudio Carriconde da UFSM (Santa Maria, RS), entre outras.

___________________

SERVIÇO

Mariza Carpes — Digo de onde venho
Artista: Mariza Carpes
Curadoria: Paula Ramos
Data: De 17.12.2019 a 15.03.2020
Local: Galeria João Fahrion e as salas Angelo Guido e Pedro Weingärtner do MARGS
Entrada gratuita

O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

Eventos similares

21 mar · sábado 14:00 · Daqui 29 dias
24 abr · sexta 08:00 · Daqui 2 meses
Pegue um convite