Abertura da Mostra 1980: Conhecendo o Grande e Vasto Mundo

Abertura da Mostra 1980: Conhecendo o Grande e Vasto Mundo

terça
20:00
O evento acontecerá daqui 8 meses em uma terça. Ver minha agenda neste dia

Cinemateca Capitólio

Rua Demétrio Ribeiro 1085 - Esq. com Borges de Medeiros, 90010-283 Porto Alegre

Sobre o evento

A sessão de abertura da Mostra 1980, no dia 10 de março, às 20h, apresenta a produção soviética Conhecendo o Grande e Vasto Mundo, realizada pela cultuada Kira Muratova, em sessão comentada por Marcela Bordin e Juliana Costa, integrantes do Cineclube Academia das Musas. Entrada franca!

A cópia do filme foi fornecida pelo Dovzhenko Center, o maior arquivo de filmes da Ucrânia.
Agradecimentos: Aaron Cutler.


CONHECENDO O GRANDE VASTO MUNDO
(Poznavaya belyy svet)
União Soviética, 1980, 73 minutos, digital
Direção: Kira Muratova

Em meio ao cimento e aos tijolos do “progresso”, Lyuba, Mikhail e Nikolay constroem uma fábrica, e os alicerces de uma nova cidade. Por entre os vãos e frestas, um triângulo amoroso, e a consciência da pedra que falta.

Kira Muratova é uma cineasta nascida na Moldávia, país que faz fronteira com a Romênia e a Ucrânia, e por isso em muitos textos aparece como ucraniana. É provavelmente a diretora soviética mais conhecida, sobretudo por seus filmes que sofreram censura durante o período da União Soviética. Kira se formou no Instituto Estadual de Cinematografia da União Soviética - VGIK, em Moscou, especializada em direção.

Destaques da primeira fase de sua carreira são seus dois filmes de estreia da sua carreira solo, Breves Encontros (1967) e O Longo Adeus (1971). Românticos e focados em histórias individuais, ambos colocam em contraposição o velho e o novo, representados por personagens adolescentes e seus pais, sobretudo O Longo Adeus. Os filmes foram proibidos pelos censores soviéticos que consideraram esses estudos íntimos da vida emocional dos personagens como ameaças burguesas ao estado, principalmente pelo viés subjetivo dos temas e do modo de filmar. Após O Longo Adeus, a cineasta fica proibida de filmar até 1978, quando realiza Conhecendo o Grande e Vasto Mundo.

Trecho de texto de Juliana Costa para o curso Cinema Russo: Diretores, Diretoras e um pouco de história, ministrado ao lado de Ivonete Pinto.

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar