Abertura da Exposição O Que Resta Após

“O que Resta Após” propõe releituras da Pinacoteca Ruben Berta
Exposição coletiva e colaborativa que será inaugurada no dia 30 de novembro foi concebida pela turma de Especialização em Práticas Curatoriais do IA/ UFRGS

A exposição "O que Resta Após" é resultado de um laboratório de criação curatorial desenvolvido pela primeira turma da Especialização em Práticas Curatoriais, curso criado em 2019 no Instituto de Artes da UFRGS, com o propósito de fomentar a produção, o pensamento crítico e a formação profissional na área de curadoria e projetos expositivos. O exercício curatorial foi produzido nos módulos práticos do curso durante este último semestre e resultou na exposição, cuja abertura acontecerá no dia 30 de novembro de 2019, as 17 horas, na própria Pinacoteca Ruben Berta, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura através da Coordenação de Artes Plásticas.

O coletivo curatorial, formado por 25 estudantes, trabalhou num sistema colaborativo de autoria compartilhada. Sob orientação da professora Ana Albani de Carvalho, a proposta curatorial articula vinte obras do Acervo da Pinacoteca Ruben Berta, duas obras da Pinacoteca Aldo Locatelli, trabalhos de 14 artistas contemporâneos especialmente convidados para integrarem a exposição e, ainda, uma obra cedida pelo MACRS.

A turma debruçou-se sobre o acervo e deparou-se com uma diversidade de obras e de possibilidades de abordagens que representam a própria heterogeneidade que caracteriza o grupo. Neste sentido, há três núcleos temáticos que conduziram a curadoria e que se propuseram ressaltar potencialidades, denunciar anacronismos e contradições e colocar este acervo histórico em diálogo – e atrito – com a produção contemporânea dos artistas convidados.

Um dos núcleos da mostra sublinha o cotidiano e a vida ordinária tematizada em muitos dos trabalhos da Pinacoteca Ruben Berta postos em diálogo com fotografias de autores de referência do sul do país. Outro núcleo confronta o acervo – composto majoritariamente por artistas homens de ascendência europeia que reforçam a representação patriarcal de trabalhos que representam um corpo não-branco – e, nesta perspectiva, o conjunto da Pinacoteca é revisto em outro espaço por meio de uma abordagem decolonialista. Por fim, o revisionismo ganha tons de provocação e mesmo deboche no núcleo que reúne diversos retratos acadêmicos e modernistas do acervo, “comentados” por “memes” criados por uma turma de alunos do ensino fundamental.

"O que Resta Após" não pretende dar conta de todas as possibilidades que o acervo da Pinacoteca Ruben Berta evoca à curadoria. Ao contrário: o que resta após essa interpelação por mais de duas dezenas de aspirantes a curadores é a certeza de que são inesgotáveis as formas de construir narrativas com o acervo – sempre em parceria com o olhar do público.


SERVIÇO:

O QUE?
Exposição "O que resta após"
Projeto curatorial coletivo dos alunos da 1ª turma do curso de Especialização em Práticas Curatoriais da UFRGS sobre o Acervo da Pinacoteca Ruben Berta e artistas convidados: André Feltes, Fernanda Brum, Fernanda Chemale, Gustavo Assarian , Inezita Cunha, Júlio Cocolichio, Leandro Machado, Leonardo Savaris, Renata Sampaio Vera Carlotto, Verônica Vaz, Vitória Macedo, Felipe Pereira Barros e Xadalu.

Coordenação de projeto: professora Ana Albani de Carvalho

1ª turma do curso de Especialização em Práticas Curatoriais da UFRGS: Ana Gelsemina Galafassi, Anaurelino Corrêa de Barros Neto, Carina Dias de Borba, Carolina Gottert Knies, Cerise de Mattos Gomes, Eleonora Raquel Joris, Fernanda Cabezudo Medeiros, Fernanda Carvalho de Almeida, Francesco Souza Settineri, Gabriel Cevallos, Júlia Brown Rodrigues Adorne, Letícia Maria Lau, Lucas Vitor Vilela Souza, Luciana Markus, Manoela Fernandes dos Santos, Márcia Sousa da Rosa, Mariá Battesini Teixeira, Mariangela Ribeiro Machado, Marina Lorenzoni Chiapinotto, Patricia Bacchieri Wexel Mendes da Cunha, Paula Dias Bohrer, Renan Silva do Espirito Santo, Roger Lerina Ferreira, Rosângela Cardoso, Verônica Pinto Vaz.

Design gráfico: Sandro Ka

Apoio Produção executiva: Andressa Borba e Paula Serpa

Realização:
Especialização em Práticas Curatoriais – IA – UFRGS
Secretaria Municipal da Cultura – Coordenação de Artes Plásticas
Pinacoteca Ruben Berta

QUANDO?
Abertura dia 30 de novembro de 2019 (sábado), as 17 horas.

Visitação: de 2 de dezembro de 2019 a 13 de março de 2020.
Horários de visitação: Segunda a sexta, das 10 h as 12h e das 13h as 18h (último acesso as 17h30).

ONDE?
Pinacoteca Ruben Berta
Rua Duque de Caxias, 973
Centro Histórico – Porto Alegre

Contato:
praticascuratoriais@ufrgs.br

Redes sociais:
https://www.ufrgs.br/praticascuratoriais/
https://www.facebook.com/praticascuratoriaisUFRGS/
#OQueRestaApos

Eventos similares

Pegue um convite