Abertura da exposição Coletânea de lembranças imaginadas

Abertura da exposição Coletânea de lembranças imaginadas

domingo
14:30
O evento acontecerá daqui 1 ano em uma domingo. Ver minha agenda neste dia

Galeria Hipotética

Visconde do Rio Branco, 431, 90220231 Porto Alegre

Sobre o evento

Ricardo Rodrigues trabalha com memórias alheias e esquecidas, mas que, de alguma forma, sobrevivem no gasto papel fotográfico. Recupera cenas congeladas de retratos antigos resgatados quase que arqueologicamente de caixas e pastas que já não possuem lar, nem integram álbum ou arquivo algum. São lembranças que, no caminho dos anos, se desprenderam de suas origens e hoje habitam uma espécie de universo paralelo, em que todos, quase sempre, existem sem nomes, lugares e dedicatórias afetivas.

São retratos garimpados pelo artista em feiras de antiguidade; retratos de pessoas de quem nada sabe, apenas imagina, fantasia, sonha.

A partir de intervenções de colagem manual e bordado sobre papel, Rodrigues reinventa situações e a própria identidade dos retratados. Revive poses, gestos, sorrisos. Com certo ar de melancolia e fetiche sobre aquilo que não mais existe, cria caminhos para novas interpretações e significados dessas cenas impressas que atravessaram os anos, e agora chegam a nossos olhos... nossos olhos, essas “máquinas de explorar o tempo”, como bem definiu o escritor de origem britânica H.G. Wells, no distante ano de 1895.

No conjunto de imagens que integra a exposição “Coletânea de lembranças imaginadas”, Ricardo Rodrigues manipula memórias alheias quase com precisão cirúrgica. Nesse jogo poético que entrelaça olhares, já não há mais distância entre aquelas e as nossas.

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar