Abertura "Bruno Borne — Ponto vernal"

Abertura "Bruno Borne — Ponto vernal"

sábado
16:00
O evento acontecerá daqui 10 meses em uma sábado. Ver minha agenda neste dia

Margs Museu De Arte Do Rio Grande D...

Praça da Alfândega, s/n° - Centro, 90010-150 Porto Alegre

Sobre o evento

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) apresenta a exposição “Bruno Borne — Ponto vernal”, que tem inauguração no sábado 14.12.2019, às 16h, nas Salas Negras, juntamente a outra individual, “Túlio Pinto — Momentum” (Pinacotecas), e a nova fase da coletiva “Acervo em movimento — Um experimento de curadoria compartilhada entre as equipes do MARGS” (Sala Aldo Locatelli).

“Bruno Borne — Ponto vernal” consiste em uma videoinstalação concebida especialmente para este espaço. A curadoria é do duo Ío, formado pelos artistas e pesquisadores Laura Cattani e Munir Klamt, este também integrante do Comitê de Curadoria do MARGS.

___________________

SOBRE A EXPOSIÇÃO

Para as Salas Negras, o artista concebeu um projeto especialmente para as características e especificidades deste espaço, composto por duas obras que operam com vídeo, som e computação gráfica. Assim, o ambiente expositivo será ocupado por uma videoinstalação que lida com luz, imagens e sons, convidando o público a uma experiência visual, espacial e sensorial.

Tomado como título da exposição e como fundamentação conceitual dos trabalhos, "Ponto vernal" se relaciona ao período da exposição, que se dará entre o solstício e o equinócio. Em astronomia, o ponto vernal é o ponto da esfera celeste determinado pela posição do sol quando este, movendo-se pela eclíptica, cruza o equador celeste, determinando o equinócio de primavera para o hemisfério norte e o de outono para o hemisfério sul.

Desse modo, entre dezembro e março, o artista executará alterações no trabalho, que resultarão em novas e distintas experiências visuais, espaciais e sensoriais.

___________________

SOBRE O ARTISTA

Bruno Borne (1979) vive e trabalha em Porto Alegre, RS. É atualmente doutorando em Poéticas Visuais no PPGAV UFRGS, graduado em Artes Visuais e Arquitetura e Urbanismo.
Produz obras relacionando o ambiente de exposição, arquitetura, obra e espectador através de projeções e imagens em computação gráfica. Em sua pesquisa, trata de conceitos como o tempo e o espaço, utilizando a luz, o som, reflexões, espelhamentos e multiplicação de espaços e formas arquitetônicas.
Como técnica, desenvolve as imagens por meio de simulações de computação gráfica apresentadas por meio de videoinstalações ou de impressões digitais. Utiliza como suporte espelhos, objetos escultóricos em marcenaria, acrílicos e tecidos.
Desde 2010 tem realizado exposições individuais e participado de mostras coletivas em diversas cidades do Brasil.
Conquistou prêmios aquisição nacionais como o 65º Salão Paranaense em 2014 e o 43º Salão de Arte Contemporânea de Santo André em 2015. Foi vencedor no 2ª Prêmio IEAVI – Incentivo à produção de Artes Visuais (2013) e ganhou o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria Destaque em Mídias Tecnológicas em 2011, 2014, 2015 e 2016. Tem obras no Acervo artístico da Prefeitura de Santo André, SP; Acervo do MACPR – Museu de Arte Contemporânea do Paraná; MACRS – Museu de Arte Contemporânea do RS e Acervo Artístico da Prefeitura de Porto Alegre, Pinacoteca Aldo Locatelli.

___________________

SERVIÇO

Bruno Borne – Ponto Vernal
Artista: Bruno Borne
Curadoria: Ío
Data: De 14.12.2019 a 22.03.2020
Local: Salas Negras do MARGS
Entrada gratuita

O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar