A Universidade Diante de Ataques: Resistir para Existir

Para a nossa Conferência de abertura, convidamos três professores que abordarão diferentes pontos de vista sobre as emergências sociológicas contemporâneas. Teremos como convidado externo o professor Frédéric Vandenberghe (UFRJ), que apresentará a fala "Análise de disjuntura. Como pensar sem medo nem esperança", ao lado dos professores do PPGS/UFRGS Raquel Weiss e Adriano Premebida. Esperamos vocês.

Sobre os palestrantes:


Prof. Frédéric Vandenberghe (IFCS/UFRJ): Professor de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). De 2005 a 2018, lecionou no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ, antigo IUPERJ). PhD pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris. Nascido em Flanders, na Bélgica, trabalhou em diversas universidades na Europa (University of Manchester, University of Humanist Studies, em Utrecht; Brunel University, em Londres; European University Institute, em Florença; Ecole des Hautes en Sciences Sociales, em Paris), nos Estados Unidos (UCLA e Universidade de Yale) antes de estabelecer no Brasil. Neste VIII Seminário Discente, apresentará a fala "Análise de disjuntura. Como pensar sem medo nem esperança".

Profa. Raquel Weiss (PPGS/UFRGS): Professora adjunta do departamento de Sociologia e do Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFRGS, coordenadora do Centro Brasileiro Estudos Durkheimianos e pesquisadora do NER - Nucleo de Estudos da Religião, UFRGS. Possui mestrado em Sociologia pela USP-FAPESP e doutorado em Filosofia pela USP-FAPESP, com estágio na University of Oxford. É pesquisadora associada ao British Centre for Durkheimian Studies, da University of Oxford. As suas principais áreas de atuação são Teoria Sociológica, Teoria Política, Sociologia da Moral e, mais recentemente, vem realizando pesquisa sobre a interface entre sociologia e psicanálise e sobre a temática de gênero e sexualidade.

Prof. Adriano Premebida (PPGS/UFRGS): Mestre em Desenvolvimento Rural e doutor em Sociologia, ambos pela UFRGS. Na FDB, em Manaus, atuou com a investigação e gestão de projetos e programas de pesquisa em diversas áreas, principalmente em Biotecnologia, Ecologia e Mudanças Climáticas na Amazônia. Atualmente realiza estágio pós-doutoral em Sociologia na UFRGS (PNPD/CAPES) e seus interesses de pesquisa se voltam aos estudos sociais sobre ciência, tecnologia e inovação, mudanças climáticas e adaptação produtiva e social, para a forma como o social se apresenta na construção do conhecimento tecnocientífico e aos impactos socioambientais das tecnologias.

Eventos similares

Pegue um convite