A Literatura nos salvará: 5 anos de resistência da Taverna

É, amizades... 2019 não foi fácil pra ninguém. Mais do que nunca precisamos estar juntos, precisamos de afetos.

A Livraria Taverna convida para a celebração dos 5 anos de existência da livraria e, mais recente, editora. Para embalar a nossa noite, teremos o som e a voz da incrível Valéria Barcellos. Vai rolar sorteio de livros e sarau com microfone aberto. Tudo com entrada franca, o único passe é um abraço na porta de entrada!

Sobrevivemos ao terrorismo psicológico e aos ataques machistas do MBL contra a Dilma Roussef em 2015 e ao apoio da Globo ao pedido de impeachment em 2016. Também vimos Michel Temer assumir a presidência do Brasil e, como se não bastasse, Donald Trump ter ganhado as eleições nos EUA. Em 2018 vimos Marielle Franco ser assassinada e Lula ser preso. Perplexos, em 2018 nós testemunhamos Bolsonaro virar presidente e o ódio e a intolerância tomar conta do país. Em 2019, todos nós chegamos exaustos e mal conseguimos reagir às atrocidades de um governo fascista e suas políticas.

A nossa história começou antes disso tudo. Em novembro de 2014, nós decidimos trabalhar com livros. Mas não com qualquer livro. Queríamos criar uma livraria diferente, com acervo selecionado que pudesse fazer a diferença na vida das pessoas. Também acreditávamos que os livros não deveriam ser tratados como uma mera mercadoria, um produto de consumo. E que a relação com os livros não precisava ser careta, que as pessoas são precisavam ter medo das livrarias. Por isso a ideia sempre foi construir um espaço horizontal, onde todas, todos e todes seriam bem-vindes. Uma livraria como ponto de encontro, de troca de afetos e de saberes. Foi assim nasceu a Livraria Taverna.

Nós não imaginávamos o quanto seria difícil vender livros num país tão conservador, que nega a existência do racismo, que é um dos países que mais mata a população LGBTQI+ e que não conhece a sua própria história.

Embarcamos nesse projeto com o desejo de difundir a cultura do livro, mas a cada ano parecia que ficava mais difícil essa caminhada. Depois de 3 anos de livraria, abrimos uma editora com o mesmo nome, outro marco que nos orgulha muito. Mas se pararmos pra pensar numa palavra que resume nosso trabalho ao longo desses 5 anos, a palavra é: RESISTÊNCIA. A cada ano presenciamos mais livrarias de bairro fechando as portas. E nos perguntamos sempre: até quando será assim? Por quanto tempo sobreviveremos?

Todos nós estamos resistindo a estes tempos de barbárie institucionalizada, em que a cultura não tem vez. Por isso, é mais que necessário a união, a confraternização entre amigos. Então queremos convidar a todas e todos que lutam por dias melhores, por um mundo sem desigualdade social, sem intolerância e com mais empatia. Queremos convidar todos que acreditam na potência transformadora dos livros, da literatura, da educação, pra festejar a resistência da arte, da cultura e da educação conosco. Precisamos do seu apoio para seguir em frente.

A LITERATURA NOS SALVARÁ.
Celebração dos 5 anos de resistência da Taverna
Quando: dia 17 de dezembro, terça-feira, a partir das 19h
Onde: Livraria Taverna
Entrada franca!

Eventos similares

20 abr · segunda 19:00 · Daqui 25 dias
18 mai · segunda 19:00 · Daqui 2 meses
Pegue um convite