Aproveite a cidade de Porto Alegre

A Caminhada

“A CAMINHADA”, é o espaço de fala da artista Vera Junqueira sobre a performance em que, durante seis dias, percorreu 110 km, saindo de Alvorada até o túnel da BR 101. Durante o trajeto, a artista trata da sua condição de sobrevivência como andarilha, personagem solitária, em busca de uma meta: alcançar um desafio planejado, passando pela resolução da realidade apresentada a cada passo. A percepção de tempo/espaço, noite/dia, sede/fome, do ser mulher, da desmistificação dos medos aprendidos culturalmente e principalmente da percepção do muito desejado encontro consigo, impulsionaram cada passo seguinte desta Caminhada.

Vera Junqueira tem formação em Artes visuais, mora e trabalha em Alvorada.
Com exposições individuais e coletivas em Florianópolis, Porto Alegre, Montenegro e São Paulo. A artista trabalha com performance e suas derivações, bem como, atua na área da produção têxtil em seu atelier de tecelagem manual.

Grupo Pelos Muros
Originalmente composto pelos artistas Ana Maria Chacon, Cleide Di Giorgio, Georgina Souza, Isolde Bosak, Lilian Souza, Luísa Berger, Marcelo Monteiro, Mônica Azevedo, Mônica Goidanich, Tânia Capra e Vera Junqueira.
Durante o período de 2005 a 2009 atuou na produção de gravuras em grande formato para intervenção urbana.
O grupo produziu a maior xilogravura com dimensões nunca antes executada no RS, 27 metros quadrados.
No projeto em homenagem ao poeta Mário Quintana, o Pelos Muros produziu e expôs um outdoor em xilogravura, e colou imagens sobre o poeta pelo Centro Histórico de Porto Alegre.
O Grupo expôs suas obras na galeria Augusto Meyer na CCMQ, no Centro Cultural Erico Verissimo e na Escola de Comunicação e Artes da USP.


Proposta do Evento:
Promover um encontro aberto ao público, para apresentação da fala da artista Vera Junqueira sobre sua performance “A Caminhada”. O evento prevê apresentação para 40 pessoas, com exposição de imagens e textos da performance da artista, durante o período de 60 minutos seguida de debate sobre o tema.
A intenção do Grupo Pelos Muros é fazer desse momento o ponto inicial de retomada dos trabalhos e desenvolvimento de novos projetos.

DATA: 12 de setembro de 2019
HORÁRIO: 18h às 20h
EVENTO: “A Caminhada”: caminhar para diminuir a distância do que sempre esteve perto. Fala/relato seguido de conversa/debate, com Vera Junqueira e Grupo Pelos Muros
LOCAL: BPMJG
ENTRADA: ggratuita e livre

Eventos similares

Pegue um convite