7º Improlab - Laboratório de jogos, improviso e criatividade
Atualizado em: 07 de outubro de 2019, 04:37

7º Improlab - Laboratório de jogos, improviso e criatividade

Já ouviu falar em Improvisação Aplicada?

A Improvisação Aplicada é o uso das técnicas de improvisação teatral para fins não artísticos.

As habilidades dos bons improvisadores são ferramentas essenciais para todos nós, na atividade profissional e na vida pessoal: atenção, empatia, raciocínio, expressão, adaptação, inibição e oratória, integração social, positividade, criatividade, espontaneidade, risco e erro. [Fonte: 'Os princípios da Improvisação: 40 jogos para aprender a improvisar', do Cláudio Amado].

É um recurso eficiente no desenvolvimento de pessoas e equipes que, além de melhorarem sua criatividade, se tornavam mais receptivos ao novo e ao desconhecido, mais atentos com os demais colegas de trabalho, e mais colaborativos.

>> O Improlab - Laboratório de jogos, improviso, criatividade e afins! nasceu como uma oportunidade para apresentar e praticar os hábitos ou princípios básicos da improvisação a partir de jogos: sim, e; seja flexível; estar presente; experimentação; seguir a intuição; fazer o outro se sentir bem; ouse falhar.

>> Os encontros são mensais e o próximo será alusivo ao mês das crianças!

‘Brinco, logo escuto.

(…)

Esse o grande desafio de quem busca ser palhaço: reencontrar sua criança, e apresentá-la ao adulto, promovendo um concílio da inocência com a experiência.’

[do livro ‘O palhaço e o psicanalista’, de Christian Dunker e Cláudio Thebas]

Facilitadores:

Daniela Maria Medeiros
Facilitadora de aprendizagens e de educação corporativa, relações públicas, especialista e mestre em comunicação social. Facilitadora de processos decisórios e de transformação coletivos pelo Programa Germinar/EcoSocial. Educadora, atua com docente nos cursos de especialização da Unilassale. Mãe do Gael e aprendiz incurável dos processos integrativos do ser tais como: metodogologias colaborativas, antroposofia, Comunicação Não-Violenta, educação para a inclusão e diversidade, constelações familiares sistêmicas, nova economia, pedagogia da emergência, entre outros.

Gustavo Nunes Pereira
Entusiasta nato, acredito na espontaneidade como forma de acessar a leveza de cada pessoa. Ajudo pessoas e organizações a conhecerem o seu lado mais leve, alegre, autêntico e criativo, contribuindo para a formação pessoal e profissional e, por consequência, para a geração de melhores resultados através de inteligência competitiva, gestão, improvisação aplicada, metodologias de conversas colaborativas e palhaço.

Alessandra Becker
Mãe do Pedro. Gêmea da Fá. Sou apaixonada por Comunicação e por ferramentas de facilitação de grupo. Graduada em Comunicação Social (RRPP) pela UFRGS. Sócia fundadora da FALE Consultoras. Líder facilitadora de processos e pessoas formada pelo programa Germinar/EcoSocial. Membro do Art of Hosting, comunidade de prática de conversas significativas. Professora dos cursos de férias da ESPM-SUL desde 2017/I. Facilitadora do Grupo de Estudos de Comunicação e Ações Motivacionais e parceira de aprendizagem na ABRH-RS.

Informações:
Gus <pereira.gus@gmail.com>
Ale <falecomaale@faleconsultoras.com.br>