47% | Artistas Mulheres no Acervo do MACRS

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Estado da Cultura, o Instituto Estadual de Artes Visuais, o Centro de Desenvolvimento da Expressão e o Museu de Arte Contemporânea do RS apresentam:


"47% | Artistas mulheres no acervo do MACRS"


No dia 08 de maio de 2020, às 19h, o Museu de Arte Contemporânea do RS - MACRS inaugura nas galerias Xico Stockinger, Sotero Cosme, Augusto Meyer, Maurício Rosenblatt, e Virgílio Calegari, no 3º, 6º e 7º andares da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS), a exposição 47% | Artistas mulheres no acervo do MACRS, com curadoria de Cristina Barros, Marina Roncatto, Mel Ferrari e Nina Sanmartin.

O projeto Mulheres nos Acervos chega ao MACRS em maio para a abertura da exposição 47% | Artistas mulheres no acervo do MACRS. A pesquisa conclui que o acervo da instituição é o que possui a maior porcentagem de artistas mulheres dentre as instituições públicas de arte de Porto Alegre, 47,7% (366 artistas); configurando-se como o acervo estudado mais próximo de atingir a paridade de gênero. Em nível nacional não se tem registro de outro museu que tenha chegado a essa marca, os números revelados na pesquisa reforçam a política de aquisição implantada na atual gestão em olhar para a nossa produção contemporânea de forma mais plural. Além de revelar esses dados, a exposição busca um olhar crítico à coleção, pensando em outras questões de representatividade dentro do acervo que, apesar de trazer nomes importantes da arte contemporânea brasileira, conta com poucas artistas racializadas como negras e trans e nenhuma artista indígena, por exemplo.

Mulheres Nos Acervos é uma pesquisa colaborativa proposta pelas pesquisadoras de história da arte Cristina Barros, Marina Roncatto, Mel Ferrari e Nina Sanmartin, que consiste na coleta e análise de dados sobre a presença de trabalhos artísticos de autoria feminina nas coleções públicas de arte da cidade de Porto Alegre. Em 2019, o projeto já apresentou os resultados da pesquisa em exposições no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, na Pinacoteca Aldo Locatelli e na Pinacoteca Ruben Berta.

Durante este período de quarentena em que estamos preventivamente fechados, vamos compartilhar até o dia da abertura da exposição "47% - Mulheres Artistas no Acervo do MACRS", obras dessas artistas que lançam um olhar contemporâneo, tanto sensível quanto crítico, sobre o mundo em que vivemos.
____________________________________

Serviço:

Exposição 47% | Artistas mulheres no acervo do MACRS
Data: dia 08 de maio de 2020, às 19h
Local: MACRS e IEAVi (Galerias Sotero Cosme, Xico Stockinger, Augusto Meyer, Maurício Rosenblatt e Virgílio Calegari, 3º, 6º e 7º andares da CCMQ)
Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS
Visitação: de 17 de abril a 05 de julho de 2020. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h.

Eventos similares

10 ago · segunda 18:30 · Daqui 3 meses
12 ago · quarta 18:30 · Daqui 3 meses
sábado 21:00 · Daqui 7 dias
domingo 20:00 · Daqui 6 dias
sábado · 6 jun 22:00 · Daqui 13 dias
Pegue um convite