3° Edição Extensiva ELA:Experiência Cênica para Mulheres

ELA: EXPERIÊNCIA CÊNICA PARA MULHERES
3° Edição Extensiva de 3 meses

É com alegria que abrimos as inscrições para a terceira edição da oficina ELA extensiva, em um projeto que acontece desde 2018 e no qual diversas mulheres já vivenciaram.
Com foco no corpo, na expressão e através de exercícios de sensibilização corporal, improvisação de movimento, dança e jogos teatrais, as participantes são convidadas a realizar um mergulho pessoal e refletir sobre o feminino que habita em nós. Abrindo um diálogo entre as experiências pessoais das participantes e o desenvolvimento de um trabalho sensível e criativo sobre a potência criadora da mulher.
O objetivo da oficina é trabalhar através do teatro e da dança livre com o público feminino, utilizando a ludicidade e a sensibilidade para tocar em aspectos da vida, dos sentimentos e desafios em ser mulher.
Serão 3 meses de oficina com um encontro semanal e a proposta será criar, a partir dos exercícios cênicos desenvolvidos em aula, uma performance cênica para apresentar ao final da oficina.

Ao longo do processo serão desenvolvidos jogos cênicos, sensibilização corporal, improvisação de movimento, leitura de textos e poesias de escritoras mulheres, conversa sobre o gênero feminino e depoimentos das participantes. Algumas escritoras que vamos ler ao longo da oficina são: Angélica Freitas, Gioconda Belli, Alice Ruiz, Lygia Fagundes Telles e Rupi Kauer, entre outras.

A oficina se destina a todas mulheres (cis e trans) interessadas a partir de 14 anos, com ou sem experiência artística. VAGAS LIMITADAS.

DATA: Serão 3 meses de oficina de 13/8 até 26/11.
HORÁRIO: Terças-feiras das 18:30h ás 21:30h.
LOCAL: Espaço Cerco Cultural. Rua Riachuelo, 579.
INVESTIMENTO: 180 reais mensais durante os meses de oficina. Ou o valor total à vista que se for pago até dia 6/8 fica 690 reais.
Serão oferecidas duas bolsas-sociais para participantes que precisarem, se você precisa deste auxílio entre em contato através do email: elacenicamulheres@gmail.com

Ministrante: Kalisy Cabeda é mulher, mãe e seu campo de interesse é pelo corpo, suas pesquisas são dentro da área do teatro e da dança, utilizando também a linguagem do vídeo e da performance. É Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. É Bacharel em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). É professora habilitada pelo método DanceAbility (método de improvisação de movimento que integra pessoas com e sem deficiência). Como atriz participou de diferentes projetos e atualmente é integrante do Grupo Cerco, no qual realizou trabalhos que participaram de importantes festivais de Teatro nacionais e internacionais (FILO, Porto Alegre em Cena, Caxias em Cena...) e também receberam alguns prêmios (Prêmio Açorianos de Teatro e Prêmio Braskem de Teatro).
Como bailarina participou do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre e foi integrante do LAPETT - Laboratório de Pesquisas e Estudos em Tanz Theatralidades - ECA-USP, dirigido por Sayonara Pereira. Trabalhou como intérprete-criadora no espetáculo: “Guia Improvável Para Corpos Mutantes”, com direção de Airton Tomazzoni e vencedor dos prêmios Klaus Vianna de Dança, 2013/2014 e Rumos Itaú Cultural 2013/2014. É integrante fundadora do Coletivo Âmago, que investiga a dança, o vídeo e a intervenção cênica em espaços alternativos. Este Coletivo em 2017 realizou a estreia do espetáculo de dança “O Sentido se Sente com o Corpo” que tem como tema o corpo feminino e sua relação com a natureza. Este trabalho recebeu 4 indicações ao Premio Açorianos de Dança de Porto Alegre 2017 e recebeu o troféu na categoria Melhor Trilha Sonora. Como professora ministra oficinas desde 2011, em diferentes espaços, para adolescentes e adultos. Desenvolve desde 2018 a oficina ELA:Experiência Cênica para Mulheres, que tem como foco trabalhar o teatro e dança como ferramentas de expressão e comunicação para o público feminino.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: elacenicamulheres@gmail.com

Foto do Cartaz: Cecília Goey Bertalha

Eventos similares

Pegue um convite