25 anos da CIPD - Direitos sexuais e reprodutivos em discussão

25 anos da CIPD - Direitos sexuais e reprodutivos em discussão

quinta
16:30
O evento acontecerá daqui 11 meses em uma quinta. Ver minha agenda neste dia

Escola De Enfermagem E Saúde Coletiva...

Escola de Enfermagem e Saúde Coletiva - UFRGS - R. São Manoel, 963 - Rio...

Sobre o evento

25 anos se passaram desde a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), mais conhecida como Conferência do Cairo. O evento foi um marco para que políticas e programas sobre populações deixassem de se concentrar no controle do crescimento populacional e passassem reconhecer o pleno exercício dos direitos humanos e a ampliação dos meios de ação da mulher como fatores determinantes da qualidade de vida dos indivíduos e como condição para a melhoria da situação econômica e social dos países.
As transformações pelas quais a sociedade vem passando, com o descrédito da governança democrática e pautada em direitos humanos, nos leva a refletir sobre a ameaça ao legado civilizatório e político produzido com a Conferência do Cairo. Em tal contexto, algumas questões merecem atenção especial:
• Na era das pós-verdades, como defender conceitos como gênero e sexualidade? Em que medida essas disputas narrativas conduzem à retração de políticas públicas que promovem direitos sexuais e reprodutivos?
• Quais são as condições que temos e podemos sustentar para a manutenção das conquistas antiracistas e feministas nas instituições de educação e de saúde?
• “Estado mínimo” e garantia pública de direitos sexuais e reprodutivos: quais contradições?
Com a intenção de debater essas questões, propomos este evento, o qual reunirá pesquisadores, ativistas sociais e comunidade em geral ao longo da tarde do dia 28 de novembro.
O evento contará ainda com uma atividade cultural que abordará o tema dos direitos sexuais e reprodutivos sob uma perspectiva crítica, com a participação das artistas do coletivo de teatro Panapaná.

Mesa redonda com a participação:
- Télia Negrão - Rede de Saúde das Mulheres Latino americanas e do Caribe.
- Daniela Knauth - Antropologia e Medicina - UFRGS.
- Maria Luisa Oliveira- Rede Feminista de Saude
- Sondre Schneck - Escola de Enfermagem - Gesc Ufrgs

Atividade Artística: Cunhãs - Histórias de mulheres que inspiram ( Panapaná - coletivo de teatro).

Inscrições: Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKWIw79lPizAL87smXzDG9juSNJOfE0Y9ByOcM5rTanZvKnA/viewform

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar