2ª Formação em Reabilitação Neuropsicológica

2ª Formação em Reabilitação Neuropsicológica

segunda
19:00
O evento acontecerá daqui 4 meses em uma segunda. Ver minha agenda neste dia

Núcleo Médico Psicológico

Avenida Assis Brasil, 3532, sala 515, 91010003 Porto Alegre

Sobre o evento

2ª Formação em Reabilitação Neuropsicológica - Treino ; Estimulação Cognitiva em Idosos
TRANSMISSÃO AO VIVO E 100% ON-LINE

PÚBLICO:

Profissionais da saúde e educação: Psicólogos, Estudantes de Psicologia em final de curso, Terapeutas Ocupacionais, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos, Educadores de áreas afins.

OBJETIVO:

O objetivo da Formação em Treino ; Estimulação Cognitiva de Idosos é capacitar profissionais, através de uma base teórico-prático consistente, a trabalhar dentro do contexto da Reabilitação Neuropsicológica. Visa a possibilitar a compreensão das técnicas e preparar os alunos a executarem suas funções com conhecimento da teoria e dos procedimentos práticos, dentro dos conceitos éticos pertinentes. Capacitando os alunos para atuarem neste contexto.

No final desta formação os formandos deverão ser capazes de:

Avaliar a pessoa idosa do ponto de vista funcional e cognitivo, através de instrumentos adequados à boa prática profissional.

Promover o desenvolvimento ou retardar o envelhecimento através da estimulação cognitiva.

Desenvolver modos de intervir que promovam o bem-estar físico e psicológico da pessoa idosa.

Abordar de forma profissional o envelhecimento patológico.

CONTEÚDO (preliminar):

Conceitos e fundamentos da Reabilitação Neuropsicológica
Aspectos Práticos da Reabilitação Neuropsicológica: Treino ; Estimulação Cognitiva
Processos Cognitivos Básicos
Principais Doenças relacionadas ao envelhecimento
Avaliação cognitiva e da funcionalidade de idosos
Instrumentos principais para avaliação de idosos
Instrumentos e Recursos de Estimulação Cognitiva
Como fazer um Programa de Reabilitação individual
Como fazer um Programa de Reabilitação em grupo
Como acompanhar a evolução dos casos em Reabilitação Neuropsicológica
Estimulação e Treino Cognitivo em idosos desafios
Programa de redução de stress para cuidadores de idosos dependentes
Como fazer a Devolutiva em Reabilitação Neuropsicológica
Discussão de casos de Reabilitação Neuropsicológica
* Conteúdo programático e datas poderão sofrer alteração conforme as necessidades.

DATA, HORÁRIO, PERIODICIDADE (preliminar):

Tempo de Duração – seis meses - TRANSMISSÃO AO VIVO (ON-LINE)

Módulo I - 22/06/2020

Módulo II - 06/07/2020

Módulo III - 20/07/2020

Módulo IV - 03/08/2020

Módulo V - 17/08/2020

Módulo VI - 31/08/2020

Módulo VII – 14//09/2020

Módulo VIII - 28/09/2020

Módulo IX - 05/10/2020

Módulo X - 19/10/2020

Módulo XI-09/11/2020

Módulo XII-23/11/2020

Módulo XIII-07/12/2020

Módulo XIV-21/12/2020

Atividades e materiais a distância

Aulas ON-LINE EM TEMPO REAL- SINCRONA - 22 de JUNHO de 2020 a 21 de dezembro 2020 com 2 encontros mensais.

Carga Horária do Curso: 80 h

Coordenação:

Regina Maria Fernandes Lopes: Psicóloga (PUCRS), Neuropsicóloga, Pós-doutorado em Psicologia Clínica (PUCRS), Doutorado em Psicologia Clínica (PUCRS), Mestrado em Psicologia Clínica (PUCRS), Especialista em Psicologia Clínica – Ênfase em Avaliação Psicológica (UFRGS), Especialista em Reabilitação Neuropsicológica (HC-FMUSP), Especialista em Neuropsicologia, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Coordenadora, Supervisora dos cursos de pós-graduação e extensão em Avaliação Psicológica/Neuropsicológica e em Reabilitação do Núcleo Médico Psicológico. Coautora e autora de diversos artigos. Coautora dos livros em forma de caixinha: Pensar emagrece, Terapia de bolso, Psicologia Positiva, Seleção RH, Antiansiedade, Eu na escola, Exercícios de memória, Não me toque, Meus pais se separaram: e agora?. Inteligência emocional, Terapia infantil, Felicidade, Mediação de Conflitos, Seleção por competências e Tipo Assim. Dos capítulos intitulados: ”Avaliação Neuropsicológica Infantil: Aspectos históricos, teóricos e técnicos”, no livro “Avaliação Neuropsicológica Infantil” (Sinopsys, 2017); “Treinamento cognitivo em idosos”, no livro “Envelhecimento e saúde mental (Edipucrs, 2016); “Funções Executivas: A Regência de uma Orquestra” do livro “Ciclo Vital- Perspectivas contemporâneas em avaliação e intervenção” (Edipucrs, 2015), Reabilitação neuropsicológica para adultos com quadros neurológicos, no livro Avaliação e intervenção no ciclo vital: da promoção de saúde à prática clínica (Hogrefe, 2019).

Roberta Fernandes Lopes do Nascimento: Diretora Executiva, Psicóloga (PUCRS), Mestre em Psicologia (PUCRS) (Intervenção e Avaliação Psicológica no Ciclo Vital (PUCRS - Colocação: 1º lugar), Especialista em Psicologia Jurídica Especialista em avaliação psicológica e psicodiagnóstico. Supervisora e Professora do Núcleo Médico Psicológico nas Disciplinas de RH e Avaliação Psicológica. Experiência em avaliação psicológica para concursos; orientação profissional, desenvolvimento de carreira, dinâmica de grupo, coaching, acompanhamento funcional, avaliação de desempenho, pesquisa de clima, palestras, treinamento e desenvolvimento de pessoas. Credenciada pela Polícia Federal para avaliação de Porte de Arma. Ganhadora do Prêmio Top Of Business 2009. Professora convidada em cursos de pós-graduação. Coautora de diversos artigos. Coautora dos livros Seleção RH, Exercícios de Memória, Inteligência Emocional, Psicologia Positiva, Mediação de Conflitos, Terapia de Bolso, Terapia Infantil, Não me Toque, Eu na escola, Seleção por competências, Caixinha da felicidade, Meus pais se separaram: e agora?, Pensar emagrece, Antiansiedade e Tipo Assim.. Coautora do capítulo, “Funções Executivas: A Regência de uma Orquestra” no livro “Ciclo Vital- Perspectivas contemporâneas em avaliação e intervenção” (Edipucrs, 2015).

Eventos similares

Abrir no facebook
Compartilhar