Aproveite a cidade de Porto Alegre

1º Colóquio Filosofia e Psicanálise

Mais informações:
https://www.editorafi.org/filosofiaepsicanalise

1º Colóquio Filosofia e Psicanálise:
Psicopolítica e as Patologias Contemporâneas

1. Datas importantes
Evento: 26 e 27 de setembro de 2019.
Submissão de comunicações: 27 de julho a 5 de setembro de 2019. Formulário no site!
Resultado da submissão: Até 19 de setembro de 2019.

​2. Motivação
A contemporaneidade trouxe consigo novas patologias. A atomização social, as exigências de desempenho e autenticidade, a performatividade individualista e o colapso das estruturas e narrativas que baseavam as identificações anteriores dos indivíduos transformaram as formas de sofrimento psíquico. Essas novas patologias adquirem caráter multidimensional, não podem ser analisadas individualmente, só no seu caráter psíquico ou social, mas sim através de uma fenomenologia completa que abarque tanto a sua gênese, sua perpetuação, seu diagnóstico, como possibilidades de tratamento e inibição dos mecanismos que contribuem para o sofrimento psíquico. A Filosofia, por sua amplitude e caráter heterogêneo, coloca-se como disciplina fundamental para analisar e unificar os debates em torno do tema, capaz de tecer estudos das condições sociais que contribuem para o nascimento dessas novas patologias, fazendo um diagnóstico da contemporaneidade. Por isso, o colóquio tem por objetivo unificar e apresentar a comunidade acadêmica trabalhos de pesquisadores de diferentes áreas sobre o tema nas seguintes linhas: Fenomenologia e Psicanálise; Teoria Crítica e Psicanálise; Teoria Social e Psicopatologia e Psicopolítica.

3. Programação
Em breve.

4. Data e Local
Está previsto para ocorrer nos dias 25 e 27 de Setembro de 2019 no auditório 305 do prédio 8 da PUCRS.

5. Contato
filosofia-pg@pucrs.br

6. Palestrantes confirmados até o momento:
Prof. Dr. Nelson da Silva Junior (USP).
Prof. Dr. Oswaldo Giacoia Junior (UNICAMP).
Prof. Dr. Luciano Mattuella (APPOA).
Dra. Manuella Sampaio de Mattos (APPOA).
Prof. Dr. Ricardo Timm de Souza (PUCRS).
Profa. Dra. Jule Govrin (Europa - Universität Flensburg)

7. Organização
Fabio Caprio Leite de Castro
Brandon Jahel da Rosa
Cristian Marques

8. Chamada para trabalhos

O 1º Colóquio Filosofia e Psicanálise: Psicopolítica e as Patologias Contemporâneas, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de setembro de 2019, abre a chamada de trabalhos para apresentações de 27 de julho a 5 de setembro de 2019. Está prevista a seleção de trabalhos, tendo como critérios: a) estar de acordo com as linhas temáticas do colóquio: Fenomenologia e Psicanálise; Teoria Crítica e Psicanálise; Teoria Social e Psicopatologia e Psicopolítica; b) qualidade do resumo submetido, considerando forma (gramática e estilística) e domínio do assunto. O resultado será divulgado até 19 de setembro de 2019. Os selecionados serão informados por e-mail. Para submeter um trabalho, as seguintes disposições deverão ser observadas:

Serão aceitas submissões de graduandos, pós-graduandos ou pós-graduados, com ou sem vínculo com algum PPG. Deverá ser submetido no formulário do site do evento, observando-se o prazo acima referido, um resumo expandido com os seguintes requisitos:

1) deverá conter o título da apresentação, o nome do autor, o nome do orientador e da instituição de origem (caso haja), ou da instituição onde obteve o mais alto grau, 3 palavras-chave e o texto;

2) o texto deverá ter no mínimo 2500 e no máximo 4500 caracteres com espaço.

A seleção dos trabalhos será realizada pelos organizadores do evento. A não observância dos requisitos pode implicar na recusa do trabalho. Os autores cujos resumos forem aprovados terão 20 minutos para apresentação, seguidos de 10 minutos para discussão, de acordo com a programação do evento. Ao final, o Colóquio lançará um volume com o trabalho daqueles que desejam publicar, com a data limite para envio da versão final para o e-mail colóquiofilosofiaepsicanalise@gmail.com em 1º de dezembro.

Arte do evento: Iberê Camargo - Fantasmagoria IV, 1987

ENTRADA FRANCA

Eventos similares

Pegue um convite